Linhaça – milímetros de saúde

A semente de linhaça é o fruto da planta herbácea do mesmo nome, cujo nome científico é Linum usitatissimum. Esta planta é caracterizada por caules ocos, longos e de grandes flores azuis distribuídas em clusters. A semente, que é o que vem a ser a linhaça, como sabemos, é um produto seco de aproximadamente um milímetro de diâmetro, rica em resíduos orgânicos, vitaminas e outros componentes da nossa dieta. Estudiosos do setor dizem que a linhaça vem do Mediterrâneo e foi amplamente utilizado pelos nossos antepassados ​​egípcios, mesopotâmios, e até mesmo por Carlos Magno no século XIII, onde seu consumo era quase obrigatório, porque favorecia a saúde. Atualmente é muito famosa a linhaça do Canadá  e do norte dos Estados Unidos devido a qualidade de seus grãos.

De onde vem seu poder de cura?

 De acordo com estudos nutricionais comprovados em todo o mundo,  a semente de linhaça é uma das mais ricas fontes como ácidos graxos Omega 3 e Omega 6, essenciais para o nosso organismo, pois ajudam nos tratamentos anti-inflamatórios  e agem especialmente no controle do colesterol, portanto,  muitas pessoas que querem perder peso ou regular os níveis de gordura corporal, fazem consumo de linhaça diariamente.  Ela melhora o funcionamento de certos órgãos, como os olhos, rins, fígado, pulmões, cérebro, tecido nervoso  e a regeneração das células.  Aumenta a absorção de cálcio que previne a osteoporose e reduz as doenças e problemas comuns das articulações. Da mesma forma, outro dos benefícios atribuídos a essa semente “milagrosa” é ajudar no processo de constipação intestinal crônica, facilitando a limpeza dos intestinos e atuando como um lubrificante do trato intestinal.

Segundo  é explicado em  um artigo de Williams College, a linhaça contém um composto semelhante à prostaglandina, pelo qual o seu consumo diário  ajuda a controlar a pressão arterial e desempenha um papel importante no metabolismo das gorduras, cálcio e energia.

Como se fossem poucas as bondades mencionados acima, esta semente também ajuda na redução do estresse.  A revista “Impressões” do jornal “El Universal” indica que a linhaça é ideal para pessoas que trabalham sob pressão, produzindo um grande estado de calma após a ingestão. A linhaça também é benéfica para a saúde da nossa pele e dos nossos cabelos.

 Uma maneira natural para prevenir o câncer

Atualmente muitas pesquisas feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos como os estudos do médico alemão Johann Budwing descobriram que a linhaça tem um composto chamado lignina ou lignanas, que são um dos mais fortes elementos anticancerígenos contra alguns tipos de tumores.

Outros usos e maneiras de tomar a linhaça

Na década de 90 começou o boom da linhaça na Venezuela, mas desta vez sua popularidade não foi pelas suas qualidades medicinais, mas o seu uso como gel de cabelo. Ao colocar a linhaça em água por um dia,  forma-se uma espécie de “baba”, que permite dar ao cabelo  um imbatível brilho e suavidade.

As formas mais comuns de consumo de linhaça em pó é em sucos, misturada com iogurte ou geléias, no chá ou simplesmente diluída em água.  Já as sementes podem ser consumidas com as saladas, sopas, elaboração de pães, etc.  Geralmente recomenda-se o consumo de  2 colheres (sopa) por dia em qualquer das modalidades de uso, podendo até mesmo ser  aumentada a ingestão conforme  o nosso organismo solicitar.

O consumo de linhaça não tem contra-indicações. Todas as pessoas de todas as idades  podem consumí-la. Exceto o seu óleo puro, porque pode irritar o intestino. 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Colesterol, Dieta Mediterrânea, Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Linhaça – milímetros de saúde

  1. Paulo Roberto disse:

    Eu faço consumo da linha em pó com iogurte a bastante tempo. Gosto da dourada. O meu colesterol foi expressivamente reduzido e o intestino passou a funcionar corretamente. O meu consumo é de apenas uma colher de sopa por dia. Guardo na geladeira em pote ermeticamente fechado, para melhor conservação, para evitar fungos. Para isso, compro de 200 em 200g. para renovar o armazenamento em menos tempo. Essa experiência que venho tendo com a linhaça resultou em um artigo em meu blog sobre o assunto.
    Um abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s