Pão Caseiro

Essa é uma receita de família. Rende 3 pães caseiros de tamanho médio e têm textura bem macia.
 

Pão caseiro

Pão caseiro

Pão Caseiro 

Ingredientes

700g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga (pode ser margarina culinária)
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
250ml de leite
30g de fermento fresco para pão (ou um saquinho daqueles de fermento
seco para pão

Como fazer 


Coloque metade da farinha numa vasilha grande. Coloque em cada um dos cantos o fermento, o açúcar, os ovos e despeje o leite morninho sobre o fermento. Misture bastante até formar bolhas e a massa ficar elástica. Em seguida, junte a margarina e o sal e mais um pouco de farinha de trigo. Misture com cuidado até toda a farinha ser absorvida. Polvilhe sua bancada ou a mesa com farinha e jogue a massa sobre a superfície para você sovar. Vá juntando farinha até que a massa desgrude das mãos, tomando cuidado para não colocar farinha demais (pode ser até que não use todas as 700 grs).

Se estiver com pressa, coloque uns 600 grs de farinha numa tigela e adicione os outros ingredientes secos, depois agregue os líquidos e por fim, até dar ponto vá acrescentando o restante da farinha.
Depois de amassado e sovado, cubra a vasilha com filme plástico e deixe descansando em lugar abafado até dobrar de volume (cerca de 1 hora a 11/2 h em temperatura ambiente). Uma boa dica é deixara a massa descansando dentro do microondas.

Depois que tiver crescido,  dê alguns socos na massa para tirar o gás acumulado. Modele os pães (rende uns 3 pães de médio a grandes) e coloque em assadeira forrada com papel manteiga. Cubra com filme e deixe crescendo novamente até dobrar de volume. Leve ao forno preaquecido (180ºC) por uns 40 minutos ou até que a crosta fique dourada. Se quiser, pode pincelar levemente a superfície da massa com um ovo bem batido.  

Truque –  costumo fazer o seguinte – quando ligo o forno, coloco dentro e bem no fundo,  uma vasilha com um pouco de água ou pedras de gelo. Esse é o segredo para o pão ficar com aquela crosta crocante.

Você também pode variar essa receita. Colocar 80% de farinha branca e 20% de farelo de trigo para fazer pão integral. Também pode colocar sementes diversas (Kümmel, especiarias, etc.).  E até fazer pão recheado.

Bom apetite!

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Café da manhã, Não categorizado, Truques & Astúcias e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pão Caseiro

  1. Pingback: Um dia ainda vou ser uma dona de casa chique! | Isso é coisa de Lilly

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s