Para conseguir uma correta alimentação na insuficiência renal grave, é muito importante aprender a manusear os alimentos e obter deles os nutrientes necessários e na quantidade e proporção adequada em cada situação.
O corpo obtém dos alimentos a energia e os nutrientes para desenvolver as atividades diárias. Os alimentos, uma vez ingeridos, são transformados e geram resíduos de substâncias que são eliminadas principalmente pelos rins e pelo aparelho gastrointestinal. Além disso, o rim atua regulando a concentração de outras substâncias como o sódio, potássio, fósforo, água, etc. Se o rim não está funcionando corretamente, estas substâncias se acumulam e transtornam o seu nível interno.
Técnicas de redução de Potássio
Os mais altos níveis de potássio se encontram nas frutas e verduras e muitas vezes unidos a níveis importantes de sódio. A importancia da ingestão desses alimentos faz que seja impossivel eliminá-los de uma dieta IRC. Portanto, se utilizam diferentes técnicas culinárias que reduzem de maneira importante o conteúdo de potássio, ampliando assim uma possibilidade maior de usar as frutas e verduras.
- Em geral as frutas elaboradas reduzem até 75% de seu conteúdo em potássio.
Geléias, frutas em calda (descarte a calda) e compotas.
- As verduras em contato com a água perdem o potássio. Cortando-as em pedaços bem pequenos aumentaremos a superfície de contato com a água e permitimos que a taxa de potássio diminua. Deixar a verdura de molho por tempo prolongado de 12 a 24 horas também reduz a taxa. Igualmente, se pode ferver a verdura duas vezes, trocando a água na metade do tempo de cozimento. – (igualmente para os legumes frescos). As verduras congeladas também apresentam menor quantidade de potássio que as frescas.
- As conservas perdem potássio na sua elaboração, ficando concentrado apenas no líquido que as conservam. Devemos nesse caso escorrer o máximo possível desse líquido e enxaguar bem o alimento.
- As Carnes e os peixes têm grandes quantidades de fósforo e potássio. Submetendo-os para cozinhar, perdem até 50% de ambos.
Obrigada. Tão complicado manter uma dieta, onde podemos perder o Potássio, que é tmb fundamental pra saúde, ganhamos de um lado e perdemos de outro.
Abraços
Andreia Fargnoli/ Belo Horizonte/MG
Obrigada pelas dicas são ótimas pra qm sofrem com irc.
Obriada por toda orientação
Boa tarde,
Essa semana descobri que mnhamae de 81 anos esta com insuficiencia renal cronica e estou perdida no que posso dar de comer a ela… nao sei como agir tudo que busquei na internet pra me interar e melhor alimenta-la tem potassio e o medico cortou dela feijao ,laranjas coisas que ela mais gosta e são coisas simples que nunca imagienie que poderi fazer mal a ela nesse momento… por favor me ajude o que posso de forma geral dar a ela nao sei nem cozinhar e agora tudo se complicou nao sei oque fazer. me ajude por favor. SARAH
Obrigada pelos esclarecimentos sobre dieta IRC e como fazer para diminuir o potassio dos alimentos meu marido esta sempre com o nivel de potassio alto se tiver mais alguma dica ou receita para IRC por favor publique grata Ione
Olá Ione Serafini,
Desculpa-me pela demora da minha resposta. Fico feliz que tenha encontrado informação no blog.
Saudações,
Cocar Café