Carne vermelha

Comento nesse post  sobre a carne vermelha – muito se diz sobre ela e muitas vezes se comenta que ela é a vilã para a boa saúde. Pelo contrário,  a carne é um alimento de alto nível, importante  e necessária. Mas cuidado! É na quantidade exagerada do consumo que se esconde o perigo. 

Com base em estudos franceses pela OFIVAL (Office National Interprofessionnel des Viandes, de l’Élevage et de l’Aviculture) o  consumo moderado de carne por uma pessoa adulta ficou estabelecido assim:  125 g a cada três dias para a carne bovina, 125 g a cada 10 dias para a carne de cordeiro e de 125 g a cada 12 dias para a carne de vitela. Isso dá uma média de consumo mensal de: 1, 250 kg de carne bovina,  375 g de carne de cordeiro e 312 g de carne de vitela. Somadas todas, o consumo mensal moderado para uma pessoa adulta é de 1, 937 kg. Ou seja, a  média de consumo anual deve ser de 23 kg para uma pessoa adulta. A média de consumo anual dos brasileiros por pessoa é de 38 kg. Bem acima do recomendado.

Manter o nível de consumo moderado de carne permite  o corpo  desfrutar os seus benefícios – (ingestão de proteína, zinco, ferro…), incluindo o benefício de desempenho atlético.

Estruturalmente muito semelhante aos nossos músculos,  ela tem qualidades nutricionais. A carne é um alimento necessário para uma dieta equilibrada.  Alimento único  pela qualidade do ferro que a compõe, a carne, e especialmente a  vermelha, aporta aos nossos músculos o elemento  essencial para a sua oxigenação e recuperação. Rica em vitaminas que intervêm em numerosos metabolismos ela nos fornece  efetiva contribuição para o nosso esforço esportivo. Mas temos que limitar seu conteúdo de gordura.

Fonte de proteínas

As proteínas animais são aquelas que têm a melhor digestibilidade e maior qualidade biológica. A carne vermelha é tradicionalmente classificada com o peixe e ovos, o grupo de alimentos ricos em proteínas: uma porção de 100 g de carne cozida fornece cerca de 25 gramas de proteínas.

As vitaminas e os minerais

O ferro é um dos elementos mais importantes no metabolismo das células vivas.  Em adultos normais, o ferro é continuamente reciclado, a quantidade absorvida diariamente equivale à quantidade excretada. Além do seu alto teor em ferro, a carne é rica em zinco, cálcio, fósforo, sódio, potássio, enxofre, cloro, magnésio, cobre, níquel, manganês, e vitaminas do complexo B.  

Para um equilíbrio na nossa ingestão de ferro, é indicado  o consumo diário de vegetais folhosos verde-escuros, também ricos nesse mineral e sempre consumí-los com alimentos ricos em vitamina C, que ajudam a aumentar na absorção dele.

Os perigos

Sempre há gordura presente, mesmo na carne magra, portanto, não exagere no consumo da carne vermelha. Entre os males mais difundidos: câncer e hipertensão. Um estudo publicado pela revista da Associação Médica Americana revelou que o consumo, em excesso, deste tipo de carne está ligado ao aumento de mortes por câncer e doenças cardiovasculares.

Outro mecanismo desencadeante de câncer seria o excesso de ferro no organismo, ocasionado pelo alto consumo de carne vermelha, importante fonte do mineral. Muito ferro pode causar danos oxidativos e agredir as células do intestino grosso, o que leva ao câncer.

 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s