As pias de cozinha – zonas de contaminação

As pias  são uma das mais importantes áreas de trabalho na cozinha,  não apenas para o que desempenhamos nelas, como  lavagens e preparação de alimentos,  mas também porque as suas características únicas as tornam um ponto de contaminação de alto risco para a nossa saúde.

pia_grande

Sendo a pia uma zona úmida e combinada com a presença constantemente de restos de alimentos, estabelece assim as bases para o rápido desenvolvimento de microorganismos. Se esses dois fatores somados  às altas temperaturas típicas do verão ou constantes de lugares geograficamente quentes,  a pia pode se tornar um “laboratório de cultura de germes e bactérias” para atuarem como fonte de infecção e contaminação do resto de toda cozinha e dos alimentos que são preparados na mesma. Por estas razões, é de grande interesse avaliarmos cuidadosamente a escolha dos tipos de pias,  dos materiais dos quais  elas são fabricadas e a sua localização  na cozinha,  esses cuidados não só determinam o seu grau de risco, mas também a sua limpeza e manutenção futura.

Uma pia que é usada para a manipulação de alimentos e da limpeza de todos os materiais que utilizamos na cozinha   deve estar constantemente bem desinfetada. O ideal seria todos termos um pia de duas cubas. Uma só para lavagem de alimentos e a outra para os materias de trabalho.

Depois que finalizamos a lavagem dos materias de cozinha   é preferível  secá-los  com um pano limpo e guardá-los em seus respectivos lugares. Dessa forma os manteremos  livres de possíveis fontes de contaminação.

A limpeza e desinfecção da pia depende do material que ela é fabricada. Consulte o seu fabricante. Após o processo de limpeza devemos enxaguá-la muito bem e principalmente secá-la com um pano limpo de uso exclusivo. Devemos também prestar  atenção na desinfecção das  esponjas e panos de limpeza que utilizamos em nossas pias.  Nunca os deixem sobre ela após o uso, mesmo que estejam limpos. Substitua-os regularmente. A maioria dos panos de limpeza podem e devem ser lavados  com água quente.

Evite as lixeiras sobre a pia, dê preferência por um saco plástico e descarte-o assim que terminar o seu trabalho na cozinha.

Utilize também regularmente um limpador para a tubulação (canos) e siga as instruções do fabricante. No caso de um entupimento, você deve agir imediatamente e evitar que a água se acumule no interior da pia.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Higiene, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s