Óleo de coco

O óleo de coco é o único com o qual deveríamos cozinhar, pois  é o único que não se oxida ao ser aquecido. Ele ajuda a perder peso, a evitar as enfermidades cardiovasculares e problemas de tiróides – tão extendidos hoje em dia entre as mulheres.

O coco é praticamente o único alimento que contém ácidos graxos de cadeia média, que ao contrário das demais gorduras, não necessitam de enzimas pancreáticas e nem da bilis para a sua digestão, resultando assim  ideal para as pessoas que retiraram a vesícula biliar,  para as que têm dificuldades em digerir as gorduras e para as que têm problemas digestivos ou hepáticos. O óleo de coco é também rico em ácido láurico, de propriedades antivirais e antibactericidas. A outra fonte alimentar rica em ácido láurico é o leite materno.

Os benefícios do óleo de coco

É um alimento excepcionalmente nutritivo, que oferece muitas vantagens na prevenção e combate de muitas enfermidades e no tratamento de controle de peso.  A sua polpa é um alimento altamente rico em proteínas. Esse fruto contém um alto índice de gordura saturada, que contrariamente à crença popular, é uma gordura necessária para uma ótima nutrição do nosso organismo. Há três tipos diferentes de gorduras saturadas, e os cocos contêm o tipo mais saudável: os ácidos graxos de cadeia média que nos ajudam realmente a perder peso e incrementam o bom estado da nossa saúde.

Os ácidos graxos de cadeia média (MCFA) abundantes nos cocos, são digeridos com maior facilidade pelo nosso corpo se comparados com os demais tipos de gorduras. Enquanto as demais gorduras se armazenam nas nossas células, os MCFA do óleo de coco se armazenam diretamente no nosso fígado e se convertem em energia. Graças a esta rápida e fácil absorção, se alivia o trabalho do pâncreas, do fígado e do sistema digestivo. Isso contribui no aumento do nosso sistema metabólico com uma queima maior de calorias durante o dia, no que se traduz em perda de peso e aumento de energia e vitalidade. Quando consumido regularmente, ele auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), no aumento dos níveis de energia, no processo de emagrecimento e na redução da adiposidade abdominal. Também eleva a capacidade antioxidante geral do organismo e pode atenuar o processo de envelhecimento cutâneo

Os cocos possuem um alto conteúdo em proteínas e baixo em carboidratos. Também são fontes de ácido fólico, de todas as vitaminas do complexo B e de minerias como o cálcio, magnésio e potássio.

A dose terapêutica recomendada é de 3 colheres (sopa) por dia repartidas nas principais refeições.  O óleo se solidifica abaixo de 25 graus centígrados, devendo portanto ser consumido como manteiga para untar. Para dissolvê-lo, basta introduzir a quantidade desejada por alguns segundos no banho-maria ou microondas.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s