Mal de Parkinson: o iogurte poderia proteger os neurônios

O D-lactato e o glicolato podem aumentar a sobrevivência dos neurônios. Uma descoberta que poderá avançar na investigação contra as doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson.
O iogurte pode evitar a doença de Parkinson? Pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, afirmaram ter observado  que o D-lactato e o glicolato, duas substâncias presentes naturalmente em alguns iogurtes, têm a capacidade de retardar ou mesmo impedir o processo de destruição neuronal associada com a doença de Parkinson. Esta doença degenerativa é caracterizada pela morte lenta e progressiva de neurônios no cérebro.  iogurte
As células nervosas afetadas pela doença se situam na chamada “substância negra”, uma pequena estrutura, localizada no centro do cérebro. A atividade mitocondrial dos neurônios cessa, quando surge o seu desaparecimento. Este processo complexo cria um desequilíbrio que causa a perda progressiva do controle do movimento. A doença manifesta-se em seguida por movimentos rígidos, tremores e perda de coordenação.
A disfunção mitocondrial, é, de fato na realidade, suspeita de desempenhar um papel no aparecimento da doença de Parkinson. O rompimento dessas “usinas de energia” das células seria prejudicial para a sobrevivência dos neurônios.
Pesquisadores alemães descobriram que o D-lactato e o glicolato, conseguiu salvar a atividade das mitocôndrias, impedindo a degeneração dos neurônios envolvidos na doença de Parkinson. A experiência foi realizada sobre as células de C. elegans. Estes vermes são vulgarmente utilizados como modelos por cientistas em biologia molecular e, especificamente para estudar o envelhecimento e morte celular (apoptose).

Par Emilie Cailleau | Topsante – jeu. 14 août 2014 08:00 HAEC

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s