A camomila é uma erva adaptada aos climas quentes, semi-quentes, semi-secos e temperados, com abundante presença na América Latina, cujas folhas se assemelham à rendas e suas flores são caracterizadas pelas cores branco e amarelo – (parecidas com a margarida em um tamanho menor). É uma das infusões mais utilizadas no mundo, ou aplicada diretamente sobre a parte afetada da pele.
Desde os tempos antigos, os mexicanos têm usado esta erva para tratar distúrbios digestivos leves, como diarréia, gastrite, indigestão ou cólicas. Também é comum o seu uso para a irritação ou inflamação do olho, nesse caso é necessário cozinhá-la e deixá-la arrefecer. Outros usos referem-se a doenças respiratórias (resfriados, tosse, asma, etc), para limpar feridas superficiais ou tratar a acne.
Nome comum: Camomila, Camomila comum
Nome Botânico: Matricaria chamomilla L., Matricaria recutita L., Matricaria chamomilla L.
Propriedades medicinais
Na sua qualidade protetora e de cura da membrana gástrica é muito adequada em todas as condições associadas com os órgãos digestivos, favorece a digestão difícil e ajuda a expelir os gases do sistema digestivo, aliviando a flatulência. Da mesma forma, é interessante o seu uso no caso de espasmos intestinais, por isso, é muito adequado para a dor de estômago. É também muito adequado em casos de úlcera gástrica, gastrite, diverticulose, diverticulite, cólicas e etc.
Ela estimula a produção da bile (o patuletina é o componente que segue este valor referencial) protegendo o fígado ou auxiliando-o quando a hepatopatia aparece. (Basta tomar a infusão de uma colher de flores secas por cada xícara de água. Tome 2-3 xícaras por dia).
A camomila tem propriedades benéficas para os cabelos, pois ajuda a eliminar a coceira, descamação do couro cabeludo e ajuda a matar as bactérias que são encontradas nele. Além disso, do ponto de vista estético, clareia o cabelo (para quem possui cabelo loiro natural) e o deixa mais brilhante.
Outras propriedades: Antineuralgico, estimulante sedativo (digestivos), anti-inflamatorio, emoliente, sedativo, antiespasmódico, carminativo, antiséptico e antimicrobiano.
Aqueles que têm alergia a plantas da família das margaridas não deve tomar infusão de camomila.