Brasileiro consome mais que o dobro de sal das 5 gramas diárias recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ingestão excessiva de sal é um importante fator de risco para a hipertensão arterial, que por sua vez aumenta a chance de doenças cardíacas e derrames. De fato, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) observa que a redução da ingestão de sal pela metade “poderia evitar milhares de mortes a cada ano de isquemia cerebral e acidente vascular cerebral”. No entanto, apesar das advertências e recomendações bem claras, nem sempre parecem fáceis de alcançar esse objetivo. O interessante é que o gosto pelo sal é adquirido, de modo que, você pode modificar e reeducar o seu paladar. Quanto menos sal é ingerido, a preferência por ele também diminui. Basta seguirmos as seguintes dicas:
- Coma mais alimentos frescos, que contêm menos sódio.
- Reduza o uso do sal no cozimento e deixe cada comensal adicionar a quantidade que desejar em pratos individuais, como saladas.
- Temperar com especiarias e ervas aromáticas ajuda a reduzir gradualmente a adição de sal aos pratos.
- Cozinhar alimentos a vapor: ajuda a conservar melhor o teor natural de sódio do alimento.
- O perigo está nos alimentos processados (industrializados) por conterem altos níveis de sódio . Deve-se reduzir a ingestão de produtos industrializados, e em caso de consumí-los, escolha aqueles feitos com menos sal ou sódio (ver as informações nutricionais do produto).
- O sal grosso, por seu sabor mais forte, permite usarmos menores quantidades.
Substituir o sal comum por um de baixo teor de sódio, aportará a metade do conteúdo de sódio do sal comum. - Para assegurarmos dos nossos adequados hábitos alimentares, frequentemente devemos observar os rótulos dos alimentos que expressam o teor de sal, em gramas (g).
O sódio, embora usado como sinônimo, não é sal. Portanto, para verificarmos a quantidade exata de sal em um produto industrializado, basta multiplicarmos por 2,5 as gramas de sódio indicadas no produto. Assim, se a etiqueta de uma lata de atúm em escabeche relata que as 100 gramas do produto contém 0,59 g de sódio, o que significa em realidade é que ele contém 1,47 g de sal.