Diminuir o consumo de sal: 7 conselhos práticos

Brasileiro consome mais que o dobro de sal das 5 gramas diárias recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ingestão excessiva de sal é um importante fator de risco para a hipertensão arterial, que por sua vez aumenta a chance de doenças cardíacas e derrames. De fato, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) observa que a redução da ingestão de sal pela metade “poderia evitar milhares de mortes a cada ano de isquemia cerebral e acidente vascular cerebral”. No entanto, apesar das advertências e recomendações bem claras, nem sempre parecem fáceis de alcançar esse objetivo. O interessante é que o gosto pelo sal é adquirido, de modo que, você pode modificar e reeducar o seu paladar. Quanto menos sal é ingerido, a preferência por ele também diminui.  Basta seguirmos as seguintes dicas: Sal (ThinkStock)

  1. Coma mais alimentos frescos, que contêm menos sódio.
  2. Reduza o uso do sal no cozimento e deixe cada comensal adicionar a quantidade que desejar em pratos individuais, como saladas.
  3. Temperar com especiarias e ervas aromáticas ajuda a reduzir gradualmente a adição de sal aos pratos.
  4. Cozinhar alimentos a vapor: ajuda a conservar melhor o teor natural de sódio do alimento.
  5. O perigo está  nos alimentos processados (industrializados) ​​por conterem altos níveis de sódio . Deve-se reduzir a ingestão de produtos industrializados, e em caso de consumí-los, escolha aqueles feitos com menos sal ou sódio (ver as informações nutricionais do produto).
  6. O sal grosso, por seu sabor mais forte, permite usarmos menores quantidades.
    Substituir o sal comum por um de baixo teor de sódio, aportará a metade do conteúdo de sódio do sal comum.
  7. Para assegurarmos dos nossos adequados hábitos alimentares, frequentemente devemos observar os rótulos dos alimentos que  expressam o teor de sal, em gramas (g).

O sódio, embora usado ​​como sinônimo, não é sal. Portanto, para verificarmos  a quantidade exata de sal em um produto industrializado, basta multiplicarmos por 2,5 as  gramas de sódio indicadas no produto. Assim, se a etiqueta de uma lata de atúm em escabeche relata que as 100 gramas do produto contém 0,59 g de sódio, o que significa em realidade é que ele contém 1,47 g de sal.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s