Verduras e frutas – cuidados necessários

As verduras e frutas devem fazer parte de qualquer dieta saudável porque elas são uma importante fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. A maioria das frutas e verduras são cultivadas em um ambiente natural, sendo assim, elas estão expostas a uma ampla gama de microrganismos, incluindo bactérias e vírus. Em geral, esses organismos não representam um perigo para a saúde humana, mas elas podem degradar a qualidade dos alimentos. As frutas e verduras são normalmente consumidas cruas, e há um número limitado de práticas eficazes de controlar ou eliminar os patógenos antes do consumo delas.

Microorganismos nocivos, incluindo bactérias, vírus e parasitas, podem infectar uma variedade de  frutas e vegetais, incluindo o solo, água de irrigação, equipamentos, seres humanos e animais – (fezes dos animais utilizados como fertilizante), os métodos de processamento e também o consumidor.

As Frutas e verduras têm sido associadas a surtos de doenças transmitidas por alimentos contaminados por patógenos que incluem entre eles os seguintes microorganismos:   Salmonella, Shigella, E. coli O157, hepatite A, norovírus, Cryptosporidium e Cyclospora, entre outros.

Qualquer pessoa pode contrair uma doença de origem alimentar. No entanto, os seguintes grupos estão em maior risco: crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e aqueles com sistema imunológico debilitado. Os sintomas mais comuns que costumam acompanhar o caso de uma doença de origem alimentar são febre, náuseas, vómitos, dor abdominal e diarréia. Em casos raros, a infecção pode causar doenças mais graves e até morte.

Por serem  as verduras e algumas frutas, em boa  parte cultivadas perto da superfície do solo, as folhas e frutas podem ser contaminadas durante o cultivo do solo com água contaminada,  por animais selvagens ou domésticos, bem como por fertilizantes e excrementos indevidamente usados.  Essas bactérias também podem ser passadas ao alimento durante e após a colheita,  no momento da armazenagem, transporte e manuseio. A contaminação também pode ocorrer no interior do estabelecimento de varejo, no carrinho de supermercado, na geladeira ou no balcão da cozinha e em muitas vezes na tábua de corte em casa.

Como devo escolher as verduras de folhas?

Ao comprar verduras, certifique-se que as folhas estejam firmes e que elas não estão secas ou pálidas.

Armazenamento de vegetais folhosos

Você deve sempre colocar as verduras de folhas na geladeira a uma temperatura igual ou inferior a 4 ºC onde você pode manter de 5 a 7 dias. Se as folhas secam e amarelam, jogue fora. As folhas verdes pré-lavadas e embaladas também devem ser mantidas bem refrigeradas e consumidas antes da data de validade.

Limpeza e preparação de verduras e frutas

Lavar bem as verduras e frutas em água fria.  No caso das verduras, retire as folhas externas e certifique-se que não há mais sujeiras. Não deixe de molho na pia, porque pode haver bactérias que podem ser transferidas para as verduras.

No entanto, lave com precaução os vegetais folhosos pré-lavados e vendidos em sacos ou recipientes abertos, antes de comê-los.

Não há necessidade de usar qualquer outra coisa do que a água para lavar as frutas e verduras. Os líquidos para produtos frescos não pode completamente remover ou matar as bactérias, vírus e parasitas. A lavagem dos vegetais folhosos e das frutas sob um fluxo suave de água  é um método comum e bem eficaz.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Higiene, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s