As proteínas

As proteínas são o principal nutriente para a formação de músculos do corpo. Também desempenham um papel fundamental: transportam as substâncias graxas através do sangue, elevando assim as defesas do corpo.

As proteínas são compostas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que é a única coisa que as distingue dos carboidratos e gordura. O que constrói uma base de proteínas são os aminoácidos.

Há um total de 20 aminoácidos diferentes e eles são combinados de várias maneiras para formar diferentes tipos de proteínas. Estes podem ser divididos em dois tipos: os essencias que são nove e são encontrados em nossos alimentos e os não-essenciais que são onze e são produzidos em nosso corpo.

As proteínas não são apenas encontradas na nossa alimentação, mas também em uma parte importante do nosso corpo: como ossos, órgãos, músculos, cartilagens, cabelos, unhas, dentes, pele, etc. Existem também outras proteínas que realizam tarefas específicas no nosso corpo e incluem:

– Enzimas: proteínas que facilitam e aceleram reações químicas.

– Anticorpos: que ajudam a combater doenças e condições (de defesa).

– A hemoglobina: que transporta oxigênio pelo corpo e é encontrada nas células vermelhas do sangue.

– Hormônios: que regulam (principalmente) muitas funções corporais.

– Proteínas para o crescimento e manutenção: que servem como material de construção para o crescimento e reparação de tecidos.

Uma dieta rica em proteínas é recomendada para pessoas que querem perder peso. IMPORTANTE! Nesse caso, você deve tomar um suplemento vitamínico diário e aumentar a sua atividade física.

Alimentos de origem animal que nos fornecem proteínas completas de alto valor biológico: todas as carnes, ovos, todos os queijos, o leite e todos os produtos (iogurte, coalhada, etc.), peixes e mariscos.

Alimentos de origem vegetal que nos fornecem proteínas incompletas: soja, legumes secos (lentilha, grão de bico, feijão, milho, etc.), frutos secos, cereais e produtos derivados deles, frutas e legumes frescos.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para As proteínas

  1. Pingback: Hidratos de carbono | cocarcafé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s