O que é nutrição?
Nutrição é a disciplina que estuda os alimentos e sua utilização pelo nosso corpo. Este é um elemento-chave da saúde: algumas doenças estão diretamente relacionadas com o que comemos. Reflexões sobre a ciência para a crescente importância.
A importância da boa nutrição não é uma idéia nova … Já há 400 anos (a.C.) Hipócrates disse que “comida é o nosso primeiro medicamento”, e de acordo com a medicina milenar chinesa, os alimentos também são remédios, o que é importante de segui-la como um manual específico para prevenir e tratar as doenças.
A nutrição no século passado ficou demonstrado o vínculo entre deficiências nutricionais e doenças graves. Estas diferentes formas de desnutrição continuam a ser problemas até hoje em dia na saúde pública dos países em desenvolvimento, tais como cegueira, devido à deficiência de vitamina A ou cretinismo, devido à deficiência de iodo.
Atualmente, há evidências de que as duas maiores causas de morte na França – doenças cardiovasculares e câncer – estão ligadas à forma de como comemos. Sabemos também que fatores dietéticos estão associados com a ocorrência de muitas outras doenças comuns como diabetes, osteoporose e obesidade e que uma boa nutrição é um fator chave na boa saúde. Por exemplo: a aterosclerose, um fenômeno de endurecimento das artérias, pode começar cedo na vida e pode ser interrompida ou mesmo revertida se os ácidos graxos saturados na dieta forem limitados. Da mesma forma pode-se ser geneticamente predispostos a diabetes, mas nunca ser tocado pela doença se um peso aceitável for mantido. Finalmente sabemos a importância de comer fibra dietética para reduzir o risco de câncer de cólon.
É também claro que a nutrição por si só não é o único compromisso para uma saúde melhor e uma vida mais longa, mas está para além da prática regular de exercício físico, a redução do consumo tabaco e álcool, controle do estresse, limitação da exposição a riscos ambientais e outras melhoria da qualidade de vida fatores.
A base de uma boa alimentação é baseada em equilíbrio, variedade e moderação de nossa dieta. Para se manter saudável o corpo precisa de uma certa quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas, bem como vitaminas e minerais. Ou a dieta urbana moderna é muitas vezes desequilibrada ou desestruturada e vai junto com uma vida cada vez mais sedentária. A restauração da boa prática é mais difícil do que parece e a educação nutricional deve começar cedo, especialmente considerando a obesidade infantil que vem aumentando em taxas alarmantes nos últimos anos, principalmente no Brasil.