A água mineral é a que contém minerais e outras substâncias dissolvidas que alteram o sabor e dão um valor terapêutico. A água mineral natural é a água que é extraída do solo naturalmente mineralizado. Quanto mais profunda for a fonte, mais pura ela será encontrada, porque estará mais distante da contaminação microbiológica e química da superfície terrestre. Está é uma das principais características para ser considerada uma água mineral natural.
Das principais diferenças que encontramos entre a água natural e água mineral natural é o gosto, o cheiro e o conteúdo de mineralização. Esses recursos são fornecidos pelas rochas e areias por que, na maioria dos casos, são filtradas e dão um toque único e especial para cada água, dependendo da área a partir da qual é extraída.
Água mineral e as mulheres
A água mineral transporta nutrientes, vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, sódio, potássio, por isso é ótima para a pele, ela mantém o bom tom e impede a flacidez e desidratação, o que é particularmente benéfico para as mulheres grávidas. Também fortalece os ossos e dentes. Ela equilibra a glândula sebácea, graças o seu calmante ativo como o ácido salicílico, o ácido glicirretínico, e outros compostos anti-irritantes.
As águas ricas em magnésio ajudam o relaxamento muscular, por isso são um energizador calmante e natural. As com maior teor de ferro ajudam na oxigenação dos tecidos corretamente. De acordo com o Dr. Pilar Vaquero, especialista do Instituto de Ciências da Nutrição e Alimentação do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, tomar água mineral trás vários benefícios, especialmente para as mulheres na menopausa.
Água mineral e o organismo
Beber moderadamente água mineral com as refeições reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), o que diminui o risco cardiovascular. Regula a temperatura do corpo e remove as toxinas através da transpiração. Quando o corpo está hidratado com água mineral, ela contribui para satisfazer as necessidades diárias de minerais que o corpo necessita, uma vez que estas águas são uma grande fonte de minerais essenciais e oligoelementos. A este respeito, não há estudos científicos que têm mostrado que a água mineral rica em cálcio ajuda a prevenir a diminuição da massa óssea.
É hora de começar a beber água potável natural e água mineral.