As gorduras

Gorduras boas, gorduras ruins, aprender a distinguir

Comer sem qualquer gordura? Por quê? Para manter seu colesterol sob controle e garantir a saúde do coração e artérias – não é uma medida suficiente. Basta saber quais gorduras são boas para nossa saúde e quais que envolvem risco.
Ao contrário da crença popular, uma dieta pobre em gordura não ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom.
As melhores e necessárias gorduras para o coração e artérias são as monoinsaturadas (encontradas no azeite de oliva, nozes, abacate …) que aumentam o HDL (colesterol bom), e não o LDL (colesterol ruim).

Evite gorduras trans  (óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para torná-los mais fortes e mais facilmente manipulados pela indústria e que são usados ​​principalmente em bolos).  Está amplamente demonstrado que as gorduras trans aumentam o LDL (colesterol ruim) ainda mais do que as gorduras saturadas e reduzem o HDL (colesterol bom).  Para detectá-las,  basta ler os rótulos nas embalagens e descartar aqueles que dizem “gorduras vegetais hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas”.

Veja abaixo as três classificações de gorduras mais encontradas nos alimentos:

 

GORDURA INSATURADA: Existente principalmente em vegetais. Ela é líquida em temperatura ambiente. Podendo ser monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono).

monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

– abacate; óleo de canola; azeite de oliva; óleo de girassol; óleo de gergelim; óleo de amendoim.

A poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

– peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9); soja; cânola; milho; óleo de peixe; castanha-do-pará, linhaça e outros grãos.

GORDURA SATURADA: é um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido.

São encontradas em: carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.

Essa gordura, se consumida regularmente, aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração. 

                                                 

GORDURA TRANS: Um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans – uma gordura sólida.

É encontrada na: margarina, biscoitos, hamburger, batatas fritas, sorvete, salgadinhos de pacote, entre outros.

Não faz nada bem à saúde o seu consumo frequente. Aumenta o colesterol ruim e ao mesmo tempo, reduz o bom, contribuindo para o desenvolvimento da obesidade e   outras graves complicações do coração.

 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As gorduras

  1. Muito bom, um relatório completo das gorduras! O ideal mesmo é tentar evitar as ruins. Abraços

    • Olá Nestor,

      Obrigado pela sua visita e comentário.
      Devemos evitar mesmo o abuso de consumo dos alimentos elaborados com as gorduras prejudiciais. Melhor prevenirmos agora.

      Um abraço,
      Cocar Café

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s