Gorduras boas, gorduras ruins, aprender a distinguir
Comer sem qualquer gordura? Por quê? Para manter seu colesterol sob controle e garantir a saúde do coração e artérias – não é uma medida suficiente. Basta saber quais gorduras são boas para nossa saúde e quais que envolvem risco.
Ao contrário da crença popular, uma dieta pobre em gordura não ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom.
As melhores e necessárias gorduras para o coração e artérias são as monoinsaturadas (encontradas no azeite de oliva, nozes, abacate …) que aumentam o HDL (colesterol bom), e não o LDL (colesterol ruim).
Evite gorduras trans – (óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para torná-los mais fortes e mais facilmente manipulados pela indústria e que são usados principalmente em bolos). Está amplamente demonstrado que as gorduras trans aumentam o LDL (colesterol ruim) ainda mais do que as gorduras saturadas e reduzem o HDL (colesterol bom). Para detectá-las, basta ler os rótulos nas embalagens e descartar aqueles que dizem “gorduras vegetais hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas”.
Veja abaixo as três classificações de gorduras mais encontradas nos alimentos:
GORDURA INSATURADA: Existente principalmente em vegetais. Ela é líquida em temperatura ambiente. Podendo ser monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono).
A monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
– abacate; óleo de canola; azeite de oliva; óleo de girassol; óleo de gergelim; óleo de amendoim.
A poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
– peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9); soja; cânola; milho; óleo de peixe; castanha-do-pará, linhaça e outros grãos.
GORDURA SATURADA: é um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido.
São encontradas em: carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.
Essa gordura, se consumida regularmente, aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.
GORDURA TRANS: Um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans – uma gordura sólida.
É encontrada na: margarina, biscoitos, hamburger, batatas fritas, sorvete, salgadinhos de pacote, entre outros.
Não faz nada bem à saúde o seu consumo frequente. Aumenta o colesterol ruim e ao mesmo tempo, reduz o bom, contribuindo para o desenvolvimento da obesidade e outras graves complicações do coração.
Muito bom, um relatório completo das gorduras! O ideal mesmo é tentar evitar as ruins. Abraços
Olá Nestor,
Obrigado pela sua visita e comentário.
Devemos evitar mesmo o abuso de consumo dos alimentos elaborados com as gorduras prejudiciais. Melhor prevenirmos agora.
Um abraço,
Cocar Café