O Café e algumas de suas descobertas surpreendentes

O café se toma em todas as partes do mundo a cada dia. Entre os indivíduos mais jovens e os mais velhos também. Mas, como em tantas outras coisas que desfrutamos em nossa vida cotidiana, às vezes nos perguntamos se isso é bom ou não para nós.

Conforme os  milhares de estudos feitos sobre o café, está se tornando cada vez mais claro que beber uma quantidade moderada, até 4  xícaras pequenas por dia não faz mal à saúde e pode até ter alguns efeitos benéficos para ela. Para dissiparmos algumas equivocações,  seguem abaixo alguns dos benefícios do café para a saúde, que não são tão conhecidos como deveriam ser.

o café

O café pode proteger contra o Alzheimer?

O Alzheimer é agora uma das formas mais comuns de demência mental em nossos tempos atuais, e a sua prevenção e tratamento são um dos maiores desafios que enfrentam a saúde pública no mundo todo.
Compreender o papel do café como um fator de proteção, tem vindo a aumentar, como já foi demonstrado em estudos científicos que a ingestão de cafeína está associada com um risco menor de padecermos  de Alzheimer.

Em 1991, um  estudo foi realizado no Canadá com  6.434 pessoas com mais de 65 anos de idade,  quando o estudo começou, nenhuma delas apresentavam sintomas  do Alzheimer.
Dos 4.615 ainda vivos em 1996, apenas 194 deles foram diagnosticados com Alzheimer.
A análise destes 4.615 voluntários  mostrou que o consumo de café juntamente com outros fatores, tais como a atividade física sana e normal, foi associado com uma diminuição do risco de desenvolver o mal de Alzheimer.

Pode o café causar azia?

Azia, ou indigestão ácida, é uma condição comum e desconfortável. Ela pode vir de várias causas, de comermos alimentos pesados, gordurosos e ou muito picantes e até ao excesso de stress. Num estudo de 394 pacientes com azia, nenhuma relação foi encontrada, nem a acidez, nem a concentração de café com o ardor de estômago dos indivíduos experimentados.

Algumas pessoas dizem que têm azia depois de tomar café, mas acredita-se que o mais provável é que a combustão é devida à ingestão de alimentos antes café, e não com ele. Também não há provas conclusivas de que o café é ruim para o estômago ou que possa contribuir para a formação de úlceras gástricas ou duodenais.

Cria o café algum tipo de dependência?

Não. Ao beber o café regularmente pode ser chamado de um hábito, e embora se saiba que o café pode servir como um estimulante e manter alerta o indivíduo, não pode  ser confundido de modo algum que ele cria dependência ou vício.  Não há nenhuma evidência de que a cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis​​, mesmo que remotamente, como acontece nos consumidores de drogas narcóticas.

A cafeína não age em áreas do cérebro responsáveis ​​pela recompensa, motivação e da adicção como no caso dos viciados em anfetaminas, maconha, crack, cocaína e tabaco.

Cocar Café Gourmet

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s