15 escolhas saudáveis

1  Comer saudável é fácil
A alimentação saudável contribui para o seu bem-estar, sua saúde e protege você contra as doenças. Planificar  uma dieta saudável é fácil. Conhecer os valores nutritivos dos alimentos e a base da nutrição já estão ao alcance de todos.  

2  Desperte e tome o café da manhã

Um bom café da manhã vai carregar as baterias para começar o dia com muita energia, fazer você se sentir melhor e você vai cansar menos na sua tarefa diária. Consumir leite, pão, cereais e frutas. Não fique sem o café da manhã, sem ele você  contribui para o aumento do risco de obesidade, pois a tendência será de você comer alimentos fora de hora.

3  Vida ativa
Mova-se para ser saudável. Suba e desça as escadas a pé, pratique alguma forma de atividade física, pelo menos, 30 minutos por dia.

4  Pratique esportes, divirta-se!
Fazer exercício e praticar esporte é uma oportunidade grande para se divertir e cuidar da sua saúde ao mesmo tempo. Escolha o que melhor se adapta às suas circunstâncias e seus gostos.

5  Mate sua sede com água
Hidrate seu corpo!  Beba muita água, especialmente quando você se exercita. Seu corpo vai te agradecer.

6  Coma de “colher”

Os hidratos de carbono são a base dos pratos chamados “de colher” – parte da tradição e da cultura mediterrânea. O ideal é praticá-lo 2 vezes por semana.

São os pratos elaborados com os legumes secos ou frescos, inteiros ou processados. Lentilha, grão de bico, ervilha, feijão entre outros são alguns exemplos. O importante é que sejam  preparados com caldos. São muito saudáveis ​​e nos fornecem  muitos nutrientes, incluindo proteínas vegetais. Consuma-os de preferência com o pão integral, arroz ou outros cereais. O seu estômago agradecerá.

7  Coma frutas e verduras 

Cinco  vezes por dia.. É fácil! Por exemplo, você pode comer três peças de frutas ao longo do dia e duas porções de legumes e verduras, uma salada e uma porção refogada ou cozida como acompanhamento  das refeições diárias.

8  Escolha alimentos com fibra
A fibra é encontrada apenas em alimentos vegetais, de modo que devem ser consumidos com freqüência os cereais, legumes, hortaliças, frutas e frutos secos.

9  Coma mais peixe
O peixe tem que ser seu aliado – você deve comé-lo de 3 a 4 vezes por semana. Descubra a grande variedade de peixes oferecidos no mercado.     

10  Reduzir as gorduras
Nossa alimentação supõe um excessivo consumo de gorduras prejudiciais para a saúde, tais como algumas de  origem animal e algumas de origem vegetal. Mas há gorduras benéficas, que com moderação, sim, devem fazer parte da nossa alimentação, tais como aquelas encontradas em peixe “azul” (sardinha, cavala, anchova, salmão …) ou azeite de oliva. 

11  Deixe o sal no saleiro

Reduza o seu consumo e introduza o uso de ervas, aipo (salsão), vinagre, ou especiarias para adicionar mais sabor aos alimentos. 

12  Manter o peso adequado
Se você está acima do seu peso, cuidado! Procure o seu médico para orientá-lo na recuperação do seu peso ideal.

13  Não abuse de comidas industrializadas, frituras, doces e refrigerantes

É melhor evitar esses tipos de “alimentos prejudiciais” e trocá-los pelos frescos. Os refrigerantes devem ser substituídos por  sucos de frutas naturais  sem adição de açúcar.

14  Não se esqueça de produtos lácteos

O cálcio é essencial para fortalecer os seus ossos. Se você não tolera o leite, procure consumir outros alimentos ricos em cálcio como o iogurte, queijo, soja, conservas de sardinhas, algas, nozes, legumes, sementes de gergelim, etc. 

15  Evitar o alto consumo de álcool

Faça-o  somente de forma bem moderada ou esporádica.  

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Café da manhã, Dieta Mediterrânea, Fibras, Saúde. Bookmark o link permanente.

3 respostas para 15 escolhas saudáveis

  1. Pingback: dieta de Dukan | Isso é coisa de Lilly

  2. Emília disse:

    Boa parte do que aqui está eu gosto. Não tenho hábito do consumo de bebidas alcoólicas, nem do café. Gosto de massas e doces, claro!!! Mas não “caio de boca” nestas tentações, muito embora que prá mim as massas são muito mais tentadoras que os doces. Mas, existe algo altamente calórico……. o Stress, tenho que dar um jeito nele. Ontem foi a festa de aniversário do meu sobrinho, teve até churrasco, mas não me atirei nos “comes e bebes”.

    • Querida Emília,

      Vejo que você é uma pessoa bem informada, sabe o que faz bem para a saúde. Para o stress, respire fundo e com calma, mantenha o seu controle e tudo melhorará.
      Eu também estou me controlando diante de mesas fartas. Com o tempo nos acostumamos com os pratos menos cheios e ficamos felizes de mantermos o nosso peso adequado.
      Um abraço,

      Cocar Café

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s