Principais Compostos Bioativos dos Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que possuem componentes que conferem benefícios para a saúde seja através da prevenção ou do combate às doenças.

Fitoquímicos – refere-se às substâncias presentes em frutas e verduras que quando ingeridas diariamente e em quantidades estabelecidas proporcionam a prevenção do câncer e de outras doenças degenerativas.

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Os principais alimentos fontes destes compostos são: frutas cítricas, alho, repolho, gengibre, soja, cebola, tomate, berinjela, brócolis, couve-flor, orégano, pepino, salsa e açafrão. Pesquisas indicam que uma dieta que inclua frutas, verduras, chá e vinho tinto oferecem em média 1 a 1,5 grama/dia de fitoquímicos.

Terpenoides – presentes na soja, nos grãos e nos alimentos verdes apresentam atividade antioxidante e relação com a redução do risco de câncer. Presente nas frutas cítricas, os limonoides são um dos tipos de terpenoides que desempenham ação quimioterápica. São exemplo ainda de terpenoide, os fitoesterois, um tipo de substancia que se assemelha ao colesterol, e que compete pela absorção no intestino, o que proporciona redução dos níveis plasmáticos tanto do colesterol total quanto do LDL – colesterol.

Compostos Nitrogenados – presentes em alimentos como, brócolis, couve flor, repolho, rabanete, palmito e alcaparra conferem proteção contra a carcinogênese e mutagênese.

Metabólitos fenólicos – são representados pelos ácidos fenólicos, polifenois e flavonoides. São encontrados principalmente no pêssego, ameixa e em nectarinas. De maneira geral, os componetes fenólicos apresentam propriedades, anti-inflamatórias, antidiabéticas e anti-obesidades, sendo importantes no combate do LDL-colesterol e das doenças cardiovasculares.

Ácidos Graxos – representados pelos ácidos graxos poli-insaturados, ômega-3 e ômega-6, são encontrados em peixes como o salmão, em óleos vegetais, em sementes como a linhaça e nas nozes. Atua na prevenção das doenças cardiovasculares e na redução dos níveis de triglicérides, colesterol total e na redução da pressão arterial.

É importante lembrar que para melhor aproveitamento dos benefícios citados devemos associar o consumo destes alimentos às práticas de vida saudáveis, tais como, redução do consumo de bebida alcoólica e prática de exercícios físicos.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/19145/principais-compostos-bioativos-dos-alimentos-funcionais#ixzz3BSKprLBv

Sobre CocarCafeGourmet

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