O Vinho e suas virtudes

A preocupação com a alimentação saudável combinada com um estilo de vida saudável, também é preocupação na cultura do vinho. Hoje sabemos que os taninos nos vinhos tintos – quando praticado um consumo moderado, ajudam a manter limpas as nossas artérias e prevenindo-nos de doenças cardiovasculares.

O vinho mantém o seu espírito alerta e o seu corpo em forma

 Diversos estudos científicos têm mostrado que as pessoas em países que seguem a dieta mediterrânea e, portanto, que consomem o vinho em quantidades moderadas tem um menor risco de doença cardiovascular. Isto levou a comunidade científica  estudar isso em profundidade, comparando dados de diferentes países europeus, com resultados muitas vezes surpreendentes e contraditórios. Tal foi o caso na França. Era irônico que os franceses tinham níveis elevados de colesterol (devido ao consumo de manteiga, nata e queijo), porém,  eles apresentam uma taxa de mortalidade baixa de problemas cardíacos. Este fato foi chamado de “paradoxo francês”. Mais tarde, observou-se que os franceses ao contrário dos habitantes  dos países nórdicos tomam  uma taça de vinho tinto nas principais refeições.

O poder antioxidante do vinho tinto
A partir daí, a atenção foi direcionada para componentes não-alcoólicos do vinho tinto e a análise de taninos. Taninos são substâncias naturais, adstringente e de sabor amargo que vêm da maceração das peles das uvas e do envelhecimento da bebida em madeira. Sua presença é sentida na língua e gengivas. Os taninos frutais  são macerados no mosto mais saudável e fino, enquanto os taninos da madeira são mais agressivos.

O que se descobriu é  que a pele das uvas escuras contém uma ampla gama de compostos fenólicos. Especificamente, ácidos fenólicos, flavonóides e resveratrol que têm uma grande capacidade de proteger a oxidação da lipoproteína LDL. (Inibição de colesterol ruim, uma vez oxidada se tornaria uma placa na parede das artérias). O “Paradoxo Francês” foi sua explicação: uma taça de vinho tinto durante as refeições ajuda a prevenir a formação e aglomeração de plaquetas.

Radicais livres e envelhecimento
Hoje sabemos que o processo do envelhecimento do nosso organismo e o aparecimento de algumas doenças, é devido ao efeito de “radicais livres”. Ou seja, certas partículas  que oxidam nossas células.

Eles têm um papel útil no caso em que o nosso corpo necessita para lutar contra as bactérias, mas em contrapartida são responsáveis ​​pelo endurecimento das nossas artérias (arteriosclerose).

Podemos combater os radicais livres consumindo  antioxidantes  (vitamina C, vitamina E, beta-caroteno) ou usando uma dieta saudável com altas doses de frutas e vegetais frescos, azeite de oliva e vinho tinto de qualidade e com moderação.  Os alimentos ricos em antioxidantes são os legumes e frutas em geral e, especialmente, o chá, cebola, maçã,, uvas de mesa,  soja entre outros.

Resveratrol e sirtuinas
Outra substância benéfica é o resveratrol, que faz parte dos pigmentos encontrados na pele da uva e protege a fruta contra o ataque de fungos. Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard mostrou que o resveratrol, que é abundante na pele das uvas escuras, é capaz de estimular as sirtuinas, enzimas que regulam o envelhecimento celular de todos os organismos vivos. De todos os compostos testados pelos pesquisadores, o que estimulou a enzima foi o resveratrol, de modo que o consumo moderado de vinho tinto pode ajudar a retardar o envelhecimento e prevenir doenças geriátricas, como o Alzheimer.

Os conteúdos de resveratrol do vinho variam de acordo com as vinhas e as áreas de produção, e são conhecidos por estar relacionado à estimulação das reações de defesa da videira em resposta à infecção de parasitas.

A maioria das substâncias benéficas acumulam-se nas peles das uvas. O vinho tinto é mais benéfico do que o vinho branco, devido ao seu processo de fabricação, o mosto é macerado com as peles e sementes, permitindo que as substâncias benéficas contidas na pele das uvas passem ao vinho. Além disso, a uva escura é a mais rica em taninos. As variedades Cabernet Sauvignon e Tempranillo contêm mais polifenóis do que as demais variedades. Quando se trata de vinhos espanhóis, é bom lembrar que o tempo ensolarado desse país  aumenta a presença desses pigmentos.

Muitos dos vinhos espanhóis, que utilizam técnicas modernas de vinificação,  têm uma vantagem: eles mantêm o conteúdo de antioxidantes saudáveis ​​porque eles não submetem o vinho  a uma forte filtragem.

Os benefícios do vinho
1. antiespasmódico.
2. ativação da secreção da bile.
3. ação antibacteriana.
4. anti-histamínico, que atenua as reações alérgicas.
5. proteção das paredes arteriais, através do reforço do colágeno e da eslatina.
6. o vinho fornece minerais e oligoelementos:

              > O magnésio que reduz o estresse

              > O zinco que aumenta a imunidade

              > O lítio que equilibra o sistema nervoso

             >  O cálcio e potássio que garantem o equilíbrio elétrico e iônico adequado

7. é recomendado em casos de anemia, porque contém meio miligrama de ferro. Além disso, o álcool ajuda a absorção de ferro.
8. o consumo moderado de vinho tinto durante as refeições diminui a perda de memória característica de insuficiência circulatória cerebral nos idosos.
9. metas de combate de uma doença da moda: anorexia ou falta de apetite, estimulando os órgãos olfativos e gustativos.
10. estes benefícios só ocorrem com doses moderadas todos os dias.

 “Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.”  

Benjamin Franklin

 
 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Colesterol, Dieta Mediterrânea, Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s