O milho é um alimento que já existia nas Américas há oito mil anos antes de Cristo. Foi um alimento na dieta das civilizações maias e olmecas do México e América Central, mas também era usado para realizar rituais e cerimônias religiosas.
Os espanhóis levaram o milho para a Europa e o seu cultivo se espalhou por todo o mundo, porque é uma planta que se adapta e cresce em muitos climas diferentes.
Há muitas maneiras que você pode adicionar o milho à sua dieta e desfrutar de todas as suas propriedades e os múltiplos benefícios para obter uma saúde melhor.
Além de milho ser de consumo humano também é usado para alimentar os animais.
A contribuição do milho para a saúde do coração não reside apenas nas suas fibras, mas em quantidades significativas de ácido fólico que este vegetal possui.
O folato (uma das vitaminas do complexo B), que é reconhecido como necessário para evitar defeitos nos nascimentos, também ajuda a obter níveis mais baixos de homocisteína (proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias, incluindo as do cérebro e do coração), aminoácido que é um agente intermediário muito importante no processo metabólico chamado de ciclo de metilação (a metilação é um ciclo bioquímico necessário para a fabricação de DNA, RNA, fosfolipídeos (Mielina), neurotransmissores, hormônios adrenais e de mais de 100 enzimas. Um ciclo completo de metilação também é necessário para várias reacções de desintoxicação).
A homocisteína pode diretamente danificar os vasos sanguíneos através de níveis elevados desta molécula, sendo um fator de risco perigoso tanto para ataques cardíacos, como para derrames ou doenças vasculares periféricas e encontra-se entre 20 a 40% dos pacientes com doenças cardíacas.
Estima-se que o consumo de 100% de folato diariamente (Valor Diário Recomendado), seria, por si só, o suficiente para reduzir o número de ataques cardíacos sofridos pelos norteamericanos anualmente, em cerca de 10%.
Uma dieta rica em folato está associada a um risco reduzido de cancêr de cólon.
Uma xícara de milho gera 19,0% do folato necessário diariamente.
Propriedades de milho:
- Seu alto teor de carboidratos de fácil digestão, torna-o ideal para as comidas de crianças e atletas.
- Aconselhável para pessoas com deficiência de magnésio.
- Sua farinha é ideal quando há problemas de alergia ou intolerância ao glúten.
- O cabelo de milho é usado para infusões diuréticas, também excelente no tratamento da hipertensão e retenção de líquidos.
- Seu aporte em fibras ajuda a digestão e reduz o colesterol.
O milho oferece o beta-caroteno, antioxidante altamente recomendado para a prevenção do câncer. - Também fornece as vitaminas do grupo B, particularmente B1, B3 e B9, que atuam no sistema nervoso e ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.
Informação nutricional d0 milho (por cada 100 g)
- 123 calorias
- 4 g de proteínas
- 25 g de carboidratos
- 3 g de fibras
- 2,5 g de gordura poliinsaturada
- 260 mg de potássio
- 240 m. Beta-caroteno
- 38 mg magnésio