O milho – esse vegetal que tem a cara e cores do Brasil

O milho é um alimento que já existia nas Américas há oito mil anos antes de Cristo. Foi um alimento na dieta das civilizações maias e olmecas  do México e América Central, mas também era usado para realizar rituais e cerimônias religiosas.

Os espanhóis levaram o milho para a Europa e  o seu cultivo se espalhou por todo o mundo, porque é uma planta que se adapta e cresce em muitos climas diferentes.

Há muitas maneiras que você pode adicionar o milho à sua dieta  e desfrutar de todas as suas propriedades e os múltiplos benefícios para obter  uma saúde melhor.

Além de milho ser de consumo humano também é usado para alimentar os animais.

A contribuição do milho para a saúde do coração não reside apenas nas suas fibras, mas em quantidades significativas de ácido fólico que este vegetal possui.

O folato (uma das vitaminas do complexo B), que é reconhecido como necessário para evitar defeitos nos nascimentos, também ajuda a obter níveis mais baixos de homocisteína (proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias, incluindo as do cérebro e do coração), aminoácido que é um agente intermediário muito importante no processo metabólico chamado de ciclo de metilação (a metilação é um ciclo bioquímico necessário para a fabricação de DNA, RNA, fosfolipídeos (Mielina), neurotransmissores, hormônios adrenais e de mais de 100 enzimas. Um ciclo completo de metilação também é necessário para várias reacções de desintoxicação).

A homocisteína pode diretamente danificar os vasos sanguíneos através de níveis elevados desta molécula, sendo um fator de risco perigoso tanto para ataques cardíacos, como para derrames ou doenças vasculares periféricas e encontra-se entre 20 a 40% dos pacientes com doenças cardíacas.

Estima-se que o consumo de 100% de folato diariamente (Valor Diário Recomendado), seria, por si só, o suficiente para reduzir o número de ataques cardíacos sofridos pelos norteamericanos anualmente, em cerca de 10%.
Uma dieta rica em folato está associada a um risco reduzido de cancêr de cólon.
Uma xícara de milho gera 19,0% do folato necessário diariamente.

milho

Propriedades de milho:

  • Seu alto teor de carboidratos de fácil digestão, torna-o ideal para as comidas de crianças e atletas.
  • Aconselhável para pessoas com deficiência de magnésio.
  • Sua farinha é ideal quando há problemas de alergia ou intolerância ao glúten.
  • O cabelo de milho é usado ​​para infusões diuréticas,  também excelente no tratamento da hipertensão e retenção de líquidos.
  •  Seu aporte  em fibras ajuda a digestão e reduz o colesterol.
    O milho oferece o beta-caroteno, antioxidante altamente recomendado para a prevenção do câncer.
  • Também fornece as vitaminas do grupo B, particularmente B1, B3 e B9, que atuam no sistema nervoso e ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Informação nutricional d0 milho (por cada 100 g)

  • 123 calorias
  • 4 g de proteínas
  • 25 g de carboidratos
  • 3 g de fibras
  •  2,5 g de gordura poliinsaturada
  • 260 mg de potássio
  • 240 m. Beta-caroteno
  • 38 mg magnésio

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Café da manhã, Colesterol, Comidinhas de rua, Do Brasil, Fibras, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s