O molho branco – (béchamel, em francês) é uma receita básica que pode ser usada de inúmeras maneiras:
– Gratinados vegetais (ele é perfeito para o preparo de acelga espinafre, brócolis, cogumelos, couve-flor, batatas e aspargos).
– Para gratinar ovos cozidos.
– Lasanhas e uma variedade de outros pratos italianos.
– “Croque-monsieur” à francesa.
– Elaboração de croquetes de presunto e bacalhau.
– Gratinados de peixes. etc …
Ele salva qualquer sobra de massas do dia anterior. Pode ser gratinado com Gruyère e parmesão. Em suma! Se você sabe fazer um molho branco – (béchamel), você é o rei do mundo!
É um molho simples de fazer. É uma mistura de manteiga (manteiga mesmo!) e farinha de trigo – ( essa mistura da manteiga e farinha é chamada de roux), e leite. Ele também pode ser clareado com caldo, dependendo da receita a ser preparada com ele.
Para um litro de molho branco – (béchamel) : 70g de manteiga /100g de farinha de trigo / 1 l de leite (semidesnatado) frio /sal / pimenta do reino branca e noz-moscada.
Preparando o roux:
– Em uma panela com fundo antiaderente, derreta a manteiga no fogo médio sem queimá-la .
– Coloque a farinha e misture bem com a ajuda de um fuet até formar uma bola de cor ligeiramente tostada. Esse é o ponto chamado de roux.! (foto 1 abaixo).
– Atenção: o segredo para não empelotar! Adicione o leite, pouco a pouco, e misture bem a cada vez sem parar. Ele ficará muito grosso no início (foto 2), mas isso é o caminho. Ao continuar adicionando o leite, ele se tornará mais suave (foto 3) e finalmente, cremoso, liso e espesso. (foto 4).
– Adicione o leite restante, mexendo sempre. Ele deve ficar quase líquido. Dê o seu ponto de sal, pimenta e noz-moscada.
– Aguarde alguns minutos mais no fogo baixo para engrossar um pouco, sem parar de mexer. Ele deve ficar com esse aspecto final – (foto abaixo).
ADOOOOOOROOOWWW ESSE MOLHO!!!!
AGORA POSSO FAZER NA HORA Q EU QUISER…. OBAAAA!!!!!!!!
VALEU TIOS!!!!!
BJÃO!
PS: quando eu estiver aí, eu vou querer uma comida com esse molho, tá? Bjão!! Amo vcs!