Culinária mediterrânea conquista a mesa dos brasileiros

Cardápio, que já é comum em vários países da Europa, ajuda a emagrecer de forma muito mais saudável.

fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/08/entretenimento/revista_ag/1495864-culinaria-mediterranea-conquista-a-mesa-dos-brasileiros.html

Imagine uma combinação perfeita na gastronomia, que enche os olhos dos deuses. Com azeite puríssimo, ervas, amêndoas e nozes. Tudo regado a um bom vinho para acompanhar os pratos divinos compostos por alimentos frescos, ricos e regados a carnes magras, hortaliças, frutas, cereais e derivados do leite. Conhecida no mundo pela sua nobreza, a culinária mediterrânea tem conquistado cada vez mais paladares.

Culinária mediterrânea conquista os brasileiros e é mais saudável

Com tanta fartura nutricional, não é à toa que os adeptos de dietas para emagrecer e manter a forma estão se aproveitando dos benefícios desse cardápio para ter uma vida mais saudável e saborosa. A chef de cozinha Cleuza Costa, dona do Della Bistrô, de Vila Velha, conta que o verde e o peixe, principalmente o bacalhau, dominam esses pratos. Os cereais e as massas são só coadjuvantes. A carne vermelha, apesar de menos comum, também ganha espaço em pratos exclusivos feitos com animais de caça. “São receitas leves, fáceis de preparar e que permitem brincar muito na cozinha”, conta.

Cleuza afirma que nem sempre é possível manter 100% do cardápio mediterrâneo, comum em vários países europeus, sendo necessário dar a ele um toque de brasilidade. “O que mais chama a atenção nessa culinária é a produção familiar dos ingredientes usados nos pratos. Geralmente, eles fazem massa caseira, com uma qualidade incrível. Os legumes usados são retirados do quintal. Eles fogem do fast food”, conta.

Culinária mediterrânea conquista os brasileiros e é mais saudável

Mas, afinal, quais são os benefícios da comida mediterrânea para o corpo? São muitos, segundo especialistas. O consumo de frutas e hortaliças, que têm, em grande quantidade, fibras, minerais e elementos antioxidantes, ajudam a emagrecer, manter o peso a até a prevenir doenças, como, por exemplo, o câncer. Também entram nesse cardápio os carboidratos saudáveis, como cereais e massas, responsáveis por dar energia ao corpo.

As leguminosas, ricas em fibra, também não podem faltar no menu mediterrâneo. “Mas é importante lembrar que consumir alguns alimentos, como carnes, por exemplo, também é essencial. O melhor é investir em produtos orgânicos, deixando de lado o açúcar e o carboidrato refinado”, explica.

Segundo Fabiana, a culinária mediterrânea realmente ajuda a pessoa emagrecer. “Mas o ideal é buscar uma dieta feita na medida para cada indivíduo, que supra as suas necessidades”. E, se for possível, ainda seja gostosa.

 O que vai à mesa na culinária mediterrânea

Hortaliças e frutas: Ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes
Cereais: Fornecem energia, principalmente se for integral. Contém fibras, zinco, fósforo e magnésio.
Leguminosas: Ajudam a regular o intestino e a controlar o colesterol.
Oleaginosas: Fornecem as gorduras boas que ajudam a reduzir o colesterol ruim.
Peixes: Ricos em ácidos graxos e ômega 3, reduzem riscos de doenças vasculares.
Coma com cautela
Leite e derivados: Apesar de fontes de cálcio, alguns derivados, como a manteiga, podem elevar o colesterol.
Vinho tinto: A alta quantidade de flavonoides evita formação de placas de gorduras nas artérias. Mas deve ser usado com moderação.
Azeite: É rico em ácido graxo monoinsaturado, que auxilia na elevação do colesterol bom. Consuma com moderação.

O que essa gastronomia traz de bom

Mais energia
Tem efeito anti-inflamatório
Ajuda no funcionamento do intestino
Reduz o colesterol
Aumenta a massa muscular

 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Dieta Mediterrânea, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s