Soja – ouro do solo

Ela está cada vez mais presente nas prateleiras de supermercados e  cada vez mais na moda. Apesar do Brasil ser o segundo produtor mundial, a soja é ainda quase uma  desconhecida dos pratos de muitos brasileiros.

Descubra os segredos da soja. Ela é uma leguminosa nativa da China e muito comum na comida asiática.  No Ocidente, no entanto, até muito recentemente era uma grande desconhecida, exceto para os vegetarianos. Sua principal característica é o seu elevado teor de proteínas. Rica em nutrientes,  ela é fonte de energia, é importante para a circulação, reduz o colesterol em 20% e previne doenças do coração.

Outros benefícios para a saúde

Fornece fibras e combate a constipação intestinal. Alivia os sintomas da menopausa diminuindo as ondas de calor, ansiedade e insônia.
É rica em isoflavonas, um antioxidante de alta qualidade que impede o crescimento das células cancerígenas. Por isso é recomendada para a prevenção do câncer de mama, endométrio ou do ovário e até mesmo da próstata. Colabora na absorção de cálcio, retardando a osteoporose. Também é um substituto perfeito para aqueles com intolerância à lactose.
É muito benéfica para os diabéticos, pois diminui a passagem de açúcares no sangue. Também fornece os minerais: magnésio, cálcio, ferro e potássio e as vitaminas: A, B e D.

Como incorporar em sua dieta

As melhores receitas, sejam as vegetarianas ou a dos apaixonados pela carne, a soja é um alimento muito versátil, que permite uma grande variedade de receitas. Você pode encontrar muitos livros para se beneficiar das propriedades da soja nas mais variadas receitas salgadas e doces.

A soja está no mercado de várias maneiras

  • Em grão – deve ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados para manter todas as suas propriedades. 
  • Misô – que é uma pasta deliciosa de soja fermentada com a qual pode ser feita com uma sopa.
  • Tofu  – é um produto com uma utilização múltipla. Pode ser cortado em fatias, em cubos ou em puré, picante, doce, assado ou cozido. O tofu é por natureza de sabor neutro. Precisa de preparação e tempero – tal como a carne.
  • Soja texturizada (ou carne de soja) – é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica. Possui teor de proteínas superior a 50%, sendo opção aos vegetarianos.
  • Shoyu – é um molho salgado de soja, de origem japonesa, de cor escura e sabor forte. Largamente utilizado na culinária oriental.
  • Existem também produtos processados, como farinha, óleo, leite, sucos e iogurtes enriquecidos.
 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s