Comer e beber – conselhos

O ritmo de vida e trabalho que temos muitas vezes torna impossível de comermos em casa e nos obriga a comer fora. Mas isso não significa abrir mão de uma comida saborosa e saudável. Não se esqueça que o café da manhã é a refeição mais importante, pois é dele que dependemos para o nosso bom desempenho durante o dia.   Procure  comer frutas, cereais integrais, fibras e  alimentos ricos em proteínas.

Coma sempre na medida certa, não é necessário comermos nada exageradamente,  procure sempre programar as suas refeições  de acordo  com as suas atividades diárias. Nos restaurantes encontramos muitos vegetais e legumes crus e cozidos para montarmos uma bela salada. Sirva-se de um pouquinho de cada coisa, quanto mais colorida a sua salada mais nutritiva ela será. O ideal é comermos a salada antes do prato principal. No Brasil temos a cultura de comermos o arroz e feijão. Isso é maravilhoso, não devemos esquecer dessa parceria em nossos pratos, juntos, eles formam uma proteína que faz toda a diferença para a sua saúde. Essa dupla também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e é aliada da saúde bucal. Não exagere nas quantidades, lembre-se que o principal é a variedade com qualidade e não a quantidade. Habitue-se a comer os diferentes tipos de grãos. Além do feijão, temos o grão de bico, a lentilha, a ervilha entre outros. As massas italianas são deliciosas, podemos comê-las sem problemas, mas cuidado, massas com arroz, feijão e outros tipos de grãos são altamente calóricos, então no dia que você optar pela massa, deixe a dupla brasileira para outro dia. Procure consumir o mínimo de líquido durante as refeições. Do ponto de vista de calorias, as bebidas incorporadas às refeições diárias passaram definitivamente a fazer parte da nossa alimentação. Em todas as refeições, desde o café da manhã, passando pelos lanches escolares, até o jantar, lá estão elas: as bebidas doces, disfarçadas pelo puro néctar das frutas, pelas qualidades da soja e até mesmo pelos micronutrientes dos refrigerantes, aumentando as calorias das refeições às custas de grandes quantidades de açúcares.

representação de uma silueta saudável, sobrepeso e obesa

Se considerarmos que muitas pessoas  consomem um copo de refrigerante ou suco, em todas as refeições ou lanches (uns 4 copos ao dia), elas terão, em média, 550 calorias adicionadas às suas refeições, o que representa o valor calórico de uma refeição a mais durante o dia.

Muitas mães se enganam ao supor que seus filhos comem de maneira mais saudável ao substituir a água pelos  refrigerantes, por sucos artificiais de frutas ou soja, pois esses dois são altamente calóricos, não preservam as propriedades nutricionais das frutas, e contém quantidades de sódio, corantes e conservantes. Expostas a essa carga de líquidos de sabor doce, pessoas de todas as idades passaram a mudar seus hábitos, incorporando calorias, açúcares e adoçantes, em volumes jamais pensados. Resultado: as siluetas saltaram para graus variáveis de sobrepeso e obesidade. Nesse contexto, a excessiva ingestão de alimentos líquidos industrializados e de sabor doce, passou a figurar entre as principais causas de obesidade no Brasil e no restante do mundo, principalmente entre crianças e adolescentes, que passaram a se hidratar essencialmente por meio destes alimentos, abandonando, definitivamente a água que é e será sempre a melhor bebida que temos.

 

Evite em todo momento os refrigerantes, substituá-los por agua mineral.  Um copo de refrigerante  de 200 ml contém duas colheres de sopa de açúcar. O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para ” aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo o acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais do organismo. A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, quanto mais cafeína, mais adrenalina. E para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo, o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso. Refrigerantes diet ou zero contêm ácido fosfórico, que compete com o cálcio reduzindo sua absorção, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres quando chegarem a menopausa.  Se está pensando em substituir o refrigerante por  águas com sabores que têm sido a vedete do momento, pode esquecer! Elas também possuem grandes quantidades de sódio na sua composição.  Substitua  o consumo de refrigerante por água, água de coco, suco sem adição de açúcar, chás de ervas, chá de mate gelado.

 

 

 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
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3 respostas para Comer e beber – conselhos

  1. Oi Alim. Taí uma coisa que eu já imaginava e que penso que é uma dúvida que muitos têm – se o comer acompanhado de algum liquido faz mal – beber liquido durante as refeições prejudica a digestão! Nós devemos tomar liquido na hora certa. Dizem que o certo é distribuir essa ingestão de liquido pelo dia e nos intervalos das refeições, ou seja, até 30 minutos antes e somente 2 horas depois de cada refeição.
    Abraços e parabéns pelo post!

    • Olá Augusto,
      é isso mesmo. Reeducarmos é só uma questão de hábito. O nosso estômago fica muito cheio com os alimentos e um copão de bebida. Devemos procurar beber o mínimo durante as refeições.
      Obrigado por opinar.
      Um abraço
      Alim

  2. hannelore vieth disse:

    parabens pelas informacoes valiosas e interessantes, certamente uma alimentacao saudavel é um fato que muitas pessoas ainda nao incorporaram
    um grande abraco
    hannelore

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