Viva o chocolate

Lendas urbanas sobre o chocolate estão desaparecendo. Investigações sérias com este manjar tem mostrado que o chocolate negro (os mais ricos em cacau), aumenta ainda mais os níveis de antioxidantes no sangue do que o chocolate ao leite, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Um artigo publicado no início deste ano na revista Nature fala sobre o papel protetor dos flavonóides (antioxidantes) do cacau e do chocolate negro contra doenças cardíacas e seu enorme poder para impedir a formação de placas arteroscleróticas (arterosclerose).

Uma pequena porção de chocolate negro  fornece ao corpo tantos flavonóides como  seis maçãs e mais de quatro xícaras de chá.  Os flavonóides ajudam a manter o coração saudável, proporcionam a boa circulação sanguínea e reduz a coagulação do sangue, uma causa comum de ataques cardíacos e derrames. Os flavonóides também estão presentes no vinho tinto, fazendo desta bebida uma grande aliada contra o infarto coronário.

Do ponto de vista nutricional, o chocolate contém uma pequena proporção de proteínas e carboidratos e é bastante rico em gordura, daí o perigo de comê-lo exageradamente. É também uma boa fonte de ferro, potássio e magnésio. Em pessoas sensíveis pode causar alergias, embora os números reais são muito menores do que eles dizem.

O chocolate não causa acne ou cárie dental. Problemas dentários surgem por várias razões, tais como uma higienização pobre e não pela ação do chocolate. Sabe-se que a acne vulgar não está relacionada com a ingestão de alimentos específicos.

Outra questão importante é se o chocolate engorda ou não. Segundo a Associação Americana para o Avanço da Ciência, o chocolate consumido com moderação em seu estado puro não engorda. Não incentiva o excesso de peso, se tomado com moderação sempre, como parte de uma dieta que equilibra a ingestão energética e o gasto energético do corpo.

Resumindo: viva o chocolate, ele é bom para a nossa saúde. Só não podemos é abusar na quantidade ingerida dele. Aqui comentei sobre o chocolate em seu estado puro.

 

 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s