Cálcio! O passaporte da saúde.

O cálcio é um mineral essencial para a nossa saúde e o que está presente em maior quantidade no nosso corpo. Ele desempenha um papel no desenvolvimento, manutenção e resistência dos ossos que se desenvolvem até a idade de 30 anos. Posteriormente, a massa óssea começa a diminuir. Portanto, um constante e adequado consumo de cálcio é essencial em qualquer idade, e isso, especialmente para as mulheres. Mesmo quando o crescimento ósseo está completo, é importante comer alimentos ricos em cálcio, uma vez que constituem uma reserva para o corpo. Por contras, se a nossa dieta é pobre em cálcio, o organismo vai buscar o que ele precisa nos ossos. Felizmente, se a nossa dieta é rica em cálcio, o nosso corpo vai armazenar o cálcio em nossos ossos. Com o tempo, se as reservas são insuficientes para atender as necessidades, os ossos podem tornar-se frágeis e fraturarem mais facilmente – (Osteoporoses). O cálcio normaliza os batimentos cardíacos e regula a pressão arterial. Além disso, pode reduzir o risco de hipertensão (pressão sanguínea anormalmente alta).

Ele desempenha um papel importante na coagulação do sangue, que é essencial para a cicatrização de feridas. É essencial para a formação de ossos e dentes. É necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso. É necessário para a contração e relaxamento muscular, permitindo-nos mover-se.

Fontes de alimentos ricos em cálcio:
O cálcio é encontrado principalmente em produtos lácteos (leite, queijo, iogurte, sobremesas lácteas, etc.) Algumas bebidas de soja e alguns sucos são enriquecidos com cálcio. Verifique o rótulo nutricional desses produtos, a fim de conhecer o conteúdo de cálcio.

O leite é a melhor fonte alimentar de cálcio. A vitamina D, que é adicionado ao leite, também ajuda o nosso corpo absorver o cálcio que ele contém. É também uma fonte importante de vitamina B2 (riboflavina) e potássio.

Conservas de peixe com os ossos como o salmão e a sardinha, bem como alguns vegetais (brócoli, couve …); nozes, sementes e feijão também contêm cálcio, mas em quantidades menores do que os produtos lácteos.  O tofu também contém cálcio, mas seu conteúdo é geralmente baixo e varia de uma marca para outra.

Aqui está uma relação dos alimentos mais ricos em cálcio:

Leite, iogurte (todos), queijo cheddar e outros, salmão rosa, sardinhas em conservas, brócoli cru, repolho cru, feijão (todas as variedades), ervilha, amêndoa, castanha do pará, lentilha, alface, salsa, dente de leão, agrião, espinafre, figo seco, erva-doce, …

dicas:
A maioria dos adultos não consomem leite suficiente e outras alternativas para atender suas necessidades de cálcio. No caso de crianças e adolescentes, cálcio e vitamina D são essenciais para o crescimento. Estudos atuais tendem a mostrar que as crianças consomem altas quantidades de sucos e refrigerantes, o que resulta perigoso por restringir o consumo de leite.

É importante consumir a quantidade adequada de leite e outras alternativas em alimentos ricos em cálcio, e em qualquer idade.

Suplementos de cálcio:
É melhor  atender suas necessidades de cálcio através da dieta  em alimentos ricos em cálcio , em vez de suplementos. Os alimentos ricos em cálcio também contêm outros nutrientes que desempenham um papel importante no funcionamento do corpo.

Se você comer alimentos ricos em cálcio em cada refeição, você provavelmente não precisa tomar suplementos. Por contras, se a sua ingestão de cálcio é baixa e você não beber leite ou bebidas de soja fortificadas com cálcio, pode ser necessário um suplemento de cálcio. Carbonato de cálcio e citrato de cálcio são as duas formas de suplementos de cálcio. Consulte seu médico ou um nutricionista  – quem irá avaliar a sua dieta e sugerir suplementos de cálcio se você precisar deles.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
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3 respostas para Cálcio! O passaporte da saúde.

  1. Bom dia, comente por favor sobre a dieta para pacientes com IRC(Insuficiência Renal Crônica),
    vou aguardar

  2. Desculpe eu não acompanhei, não achei o post sobre alimentação para pacientes com IRC, se vc tiver postado me envia o link por favor.

    Abraços

    Andreia Fargnoli

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