Já é primavera!

Sol de primavera vira ouro, o ar se enche de aromas doces e o cinza do inverno se transforma em verde brilhante dos brotos, folhas e flores.
Primavera! O gorjear dos pássaros, as crianças gritando e cantando. Tudo parece acordar: novas forças, novos amores, novas esperanças …

O que vemos lá fora, na natureza, acontece também no interior, em nosso ser. Se tentarmos seguir os ciclos de vida que são regidos pela energia do Sol teremos mais saúde e harmonia. O que cresce em cada estação com a sua qualidade eletromagnética  contém os nutrientes que precisamos nesse momento, impregnados de energia vital. Isso nos permite assimilar tudo com mais facilidade, aumentarmos as nossas defesas e mantermos plena e saudável a nossa saúde.

Não é por acaso que nesta temporada seja a época de verduras amargas, que tanto ajudam a depurar. A primavera é a regeneração da unidade de desintoxicação e remineralização. O inverno, com a sua lentidão metabólica e a necessidade de comermos mais alimentos nos produz  uma sobrecarga. Com a mudança sazonal podem aparecer sintomas como resfriados, fadiga, catarros, etc., e que obrigam o metabolismo do corpo a expulsar as impurezas acumuladas.

Durante a Primavera vegetais e frutas nos fornecem vitaminas e minerais que ajudam a acelerar a regeneração do sangue.

Frutas & Legumes na  Primavera:
Em geral, todas compartilham uma qualidade: o alto teor de vitaminas e minerais que as tornam especialmente adequadas para as necessidades de desintoxicação do corpo, purificação e remineralização.

Aspargo: Muito rico em vitamina A, principalmente o verde.
Esse vegetal é adequado para pessoas com hipertensão e ideal para os diabéticos, pois contém poucos carboidratos .
Aqueles com problemas renais devem consumí-lo com moderação.

Nabo: Ele se  destaca pelo alto teor de potássio, o que o torna particularmente importante para as pessoas com doenças cardíacas ou hipertensão.
Aproveite as suas folhas frescas para consumí-las cruas ou  cozidas como qualquer vegetal.

Cenoura: É a mais rica em vitamina A e as propriedades mais importantes estão em sua pele. Comê-la crua é muito bom para regular o colesterol.

Tomate: Os verdes comtêm uma substância tóxica que só se neutraliza com o processo de maturação. É bom se acostumar a comê-lo bem vermelho e macio.
Mantemos as suas virtudes nutricionais somente se preparado imediatamente antes do consumo.

Cogumelo: É um dos alimentos mais concentrados em proteína vegetal. Substitue muito bem a carne vermelha para pessoas com insuficiência renal desde que seja preparado com arroz ou outros cereais. 

Salsão: Muito rico em ferro. Devemos usar o salsão sempre fresco e firme e não guardá-lo por mais de duas semanas na geladeira.

Acelga: Rica em beta-caroteno e potássio e suas enzimas são essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Deve ser usada muito fresca  para maximizar o seu conteúdo de vitaminas,  e não guardá-la por muito tempo. Uma boa opção é de consumí-la crua em saladas.

Pepino: Adequado para diabéticos. Mas aqueles que têm problemas urinários ou distúrbios digestivos, devem comê-lo com precaução. Melhor retirar a sua pele  antes do consumo porque ela contém princípios irritantes.

Pimentão: Um dos vegetais  mais abundantes em vitamina C. Também possui a vitamina P presente em  poucos alimentos  e importante para a regulação da pressão arterial. Adequado para diabéticos.
Recomenda-se comê-lo cru em saladas. Se não tolerá-lo bem, pode-se cozinhar no vapor.

Alho-poró: Deve-se consumir apenas a parte branca. Cru em saladas, com outros vegetais. Como um ingrediente principal, é melhor cozinhá-lo e usar a água do cozimento para sopas ou molhos.

Rabanete: Se usa também as folhas. Rico em ferro,  consumí-lo cru ou cozido como qualquer vegetal.

Alface: Entre tantas, a sua maior virtude é aumentar as propriedades de outros alimentos. Por exemplo, com as lentilhas, ele facilita a absorção do ferro.
Não vamos esquecer de  incluí-lo no jantar, para tirar proveito de suas propriedades sedativas.

Agrião: Em sua composição há uma abundância de ferro e iodo. Lembre-se de escolher aqueles de folhas verdes e lavá-los perfeitamente.

Maçã: Uma das melhores fontes de fibras solúveis.   Em jejum, ajuda na depuração e  atua como um laxante natural a noite, ao deitar.
Sempre aconselhável comê-la muito bem lavada ou sem casca e sem sementes por se tratar de uma das frutas mais pulverizadas com agrotóxicos.

E  a lista de presentes da primavera é ricamente formada também pela: alcachofra, chicória, cebola, batata, endívia, pêra, limão, ervas como manjericão, hortelã, erva-cidreira … mas olhe também para as prateleiras, pergunte, cheire e saboreie as cores magníficas desta temporada, luz e sol!

Conselhos

Para maximizar os benefícios nutricionais e terapêuticos de frutas e legumes:

Em cada refeição é aconselhável comê-las cruas. Cozinhá-las geralmente reduz certas vitaminas e minerais.

Frutas maduras, firmes e bem aromáticas, são as melhores.

Não jogue as folhas de beterraba, rabanete, nabo, etc. Podem ser usadas em preparações diferentes, por exemplo: saladas, bolos, omeletes.

As raízes, como cenoura, alho-poró, nabo, etc., devem estar firmes.

Lembre-se de combinar as refeições com frutos secos: nozes, amêndoas, passas, etc.

E não se esqueça de aproveitar outros benefícios tão abundantes e encontrados  nas feiras e supermercados –  há alfafa, soja, ervilha, etc.

Aproveite este momento para limpar também a mente  e as emoções.  Abandone as velhas idéias e sentimentos que envenenam a nossa alma  para gerar novos planos e novas esperanças.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Já é primavera!

  1. ivone veronica martin christofoletti disse:

    olá ALIM …. tenho lido tudo que voce escreve , e estou gostando muito …tenho certeza que está sendo de grande valia para muitas pessoas …. me conta por exemplo o que é endívia ?????não conheço !!!! bjos amo voce .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s