Cúrcuma – o açafrão da terra

Cumpre-nos ressaltar que não devemos confundir a cúrcuma com o açafrão verdadeiro, Crocus sativus L. (postado aqui no blog anteriormente).

A cúrcuma (Curcuma Longa) é originária da Índia e é conhecida também como açafrão-da-índia,  açafrão-da-terra, açafrão-de-raiz, falso-açafrão entre outros. Planta herbácea de clima tropical quente e úmido,  de coloração vermelho-alaranjada ou amarelo-alaranjada, e que encerram substâncias aromáticas. O pó obtido pela moagem da raiz é utilizado como condimento e corante para alimentos. Veja abaixo o que esse pó pode fazer pela nossa saúde, além de deixar os nossos pratos mais gostosos e aromáticos.

Cúrcuma – raiz da qual obtemos o pó que chamamos de açafrão

Muito empregada na culinária asiática e também na brasileira, de norte a sul,  a cúrcuma é usada para colorir mostardas, manteigas, queijos, bebidas e conservas. Pode ser incluída no preparo de molhos, ensopados, peixes, crustáceos, aves, arroz, massas, risotos e pães. A cúrcuma  também entra na composição do curry.

Possui uma ação anti-séptica fantástica. É empregada no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados e ferimentos em geral devido à sua ação antiinflamatória e cicatrizante. É usada como antimicótico, em inflamações de articulações, no controle do colesterol estimulando a produção e eliminação da bile.

Cúrcuma - popularmente conhecido como açafrão no Brasil

Está sendo muito usada para o tratamento de alguns tipos de câncer; possui ação antiviral, sendo empregada como coadjuvante no tratamento da AIDS. Possui ação antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres. No uso externo consegue apresentar uma ação parecida com os corticóides, sendo empregada no tratamento da psoríase, e demais doenças na pele, retirando inclusive a sensação de coceira.

É usada como antiinflamatório nas artrites, eczema, psoríase, tosse e machucados. Previne arterosclerose e trombose e combate problemas gastrointestinais e hepáticos.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cúrcuma – o açafrão da terra

  1. Ana Maria disse:

    Muito boa a informaçao .Obrigada !

  2. celeste pessoa disse:

    muito bom gostei aparti de agora vou todos os dias .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s