O Açafrão (Crocus sativus L.)

O açafrão estimula o cérebro, melhora a física dos pulmões e a dificuldade de respirar. É excelente para as  epidemias, como a varíola, o sarampo e as depressões histéricas. Tem grandes virtudes; refresca os espíritos; ajuda nas síncopes (perda momentânea da consciência, acompanhada da suspensão real ou aparente da circulação e da respiração), e nas palpitações do coração. Fortalece o estômago e auxilia a digestão.  (Culpeper, The complete herbal, 1653).

Originário da Pérsia, é, provavelmente, o primeiro e mais valioso condimento do homem. Na idade média, o açafrão foi tão valorizado que, em certos paises como a Espanha, fazia parte dos dotes das noivas, como as joias, as sedas bordadas a ouro, etc.

O que torna o acafrão tão valioso é a dificuldade em obtê-lo. São necessárias cerca de 18 mil flores, as chamadas “rosas do açafrão”, das quais se usam apenas os estigmas e os pistilos para se obter 100 gramas do produto.

No comércio, apresenta-se sob a forma de pequenos filamentos, os pistilos e estigmas secos, ou em pó, de coloração vermelho-alaranjado-escura, de odor penetrante e sabor amargo e  levemente picante.

A Espanha é hoje a maior produtora mundial de açafrão, com cerca de 40 toneladas anuais, correspondendo a 70% do mercado mundial. Já a França, Alemanha e Holanda são os maiores consumidores.

É esse o açafrão, o mais antigo e o mais precioso condimento usado pelo homem e que tão bem tem acompanhado as iguarias da cozinha ocidental e oriental, no arroz, em aves, peixes e carnes vermelhas, além de certas bebidas.

 

 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Açafrão (Crocus sativus L.)

  1. Pingback: Cúrcuma – o açafrão da terra | cocarcafé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s