O Alecrim purifica os alimentos e sua saúde

(propriedades e uso culinário)

 O Alecrim tem aplicações muito vastas: utiliza-se para as doenças nos rins, vômitos, vertigens e tonturas, indigestões, anemia, reumatismo, diarréia, sistema imunológico, epilepsia, vesícula, cansaço, memória, entre outros.

É anti-séptico. Pode utilizar-se em lavagens, para problemas de pele (juntamente com outras plantas) e usa-se também como tônico capilar e, junto com a salva, para combater a caspa.

Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente do aparelho digestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como um antidepressivo nos casos de esgotamento físico e mental.

Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas.

Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.

Externamente, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.

 

Uso culinário:

De sabor fresco e doce, o alecrim confere um aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes (em especial de porco e carneiro) e aves em geral, entrando também na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. Dá também sabor especial a batatas e manteigas. No churrasco, espalhe suas folhas sobre as brasas para perfumar a carne.

Misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, o alecrim fresco dá um gosto saboroso e exótico e deixa o pão digestivo e energético.

Excelente para aromatizar vinagres e azeites, o alecrim é também muito utilizado na decoração de pratos.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s