Manteiga e margarina são gorduras diferentes e não podemos dizer que uma é melhor que a outra.
A manteiga é a gordura do leite, que passa por um processo de pasteurização, de centrifugação e sedimentação em água fria para obter esse produto.
A margarina é feita a partir de óleos vegetais (milho, soja, girassol ou de coco), líquidos à temperatura ambiente que passam por um processo de endurecimento para adquirir uma consistência sólida.
Em seguida, há algumas diferenças a considerar:
- Manteiga contém 50% de ácidos graxos saturados (pouco recomendado), enquanto a margarina tem um valor médio de 26%, de modo que a margarina é mais aconselhável em uma dieta de controle do colesterol.
- A quantidade de gordura insaturada (principalmente, o ácido linoleico, bom para a saúde) é significativamente maior na margarina do que na manteiga.
- A margarina não contém colesterol em si, mas a manteiga pelo seu conteúdo de gordura animal saturada é de 80% e quando ingerida em excesso pode fazer este composto se acumular nas artérias. Algumas margarinas são ricas em fitoesteróis, substâncias que reduzem os níveis do mau colesterol.
-
A manteiga é uma grande fonte de vitaminas A, D e E, contém proteínas e sais minerais como o cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio. Já a margarina pode conter vitaminas só se elas forem adicionadas.
- A manteiga tem um sabor singular e cor amarela natural, enquanto a sua homóloga, a margarina, imita o sabor da primeira por aditivos artificiais, tais como corantes, aromatizantes, estabilizantes, antioxidantes e conservantes.
- A manteiga é um alimento rico em calorias (aproximadamente 750 calorias por 100 gramas), mas a margarina é ainda mais (aproximadamente 900 calorias por 100 gramas).
- Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes encontrados em outros alimentos. Já a margarina reduz a ação imunológica do organismo e o efeito da insulina (um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pelo transporte de açúcar em células por todo o corpo).
- As razões estão expostas e você vai decidir o que consumir, a única coisa certa é a de não exagerar na quantidade utilizada de ambas, e considerar outras opções de gorduras como o azeite de oliva, girassol, cânola, milho ou gergelim, é claro, quando a receita permitir.
Anúncios