Manteiga ou Margarina?

Manteiga e margarina são gorduras diferentes e não podemos dizer que uma é melhor que a outra.

A manteiga é a gordura do leite, que passa por um processo de pasteurização, de centrifugação e sedimentação em água fria para obter esse produto.

A margarina é feita a partir de óleos vegetais (milho, soja, girassol ou de coco), líquidos à temperatura ambiente que passam por um processo de endurecimento para adquirir uma consistência sólida.

Em seguida, há algumas diferenças a considerar:

  • Manteiga contém 50% de ácidos graxos saturados (pouco recomendado), enquanto a margarina tem um valor médio de 26%, de modo que a margarina  é mais aconselhável em uma dieta de controle do colesterol.
  • A quantidade de gordura insaturada (principalmente, o ácido linoleico, bom para a saúde) é significativamente maior na margarina do que na manteiga.
  • A margarina  não contém colesterol em si, mas a manteiga pelo seu conteúdo de gordura animal saturada é de 80%  e quando ingerida em excesso pode fazer este composto se acumular nas artérias. Algumas margarinas são ricas em fitoesteróis, substâncias que reduzem os níveis do mau colesterol.
  • A manteiga é uma grande fonte de vitaminas A, D e E, contém proteínas e sais minerais como o cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio. Já a margarina pode conter vitaminas só se elas forem adicionadas.
  • A manteiga tem um sabor singular e cor amarela natural, enquanto a sua homóloga, a margarina, imita o sabor da primeira por aditivos artificiais, tais como corantes, aromatizantes, estabilizantes, antioxidantes e conservantes.
  • A manteiga é um alimento rico em calorias (aproximadamente 750 calorias por 100 gramas), mas a margarina é ainda mais (aproximadamente 900 calorias por 100 gramas).
  • Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes encontrados em outros alimentos. Já a margarina reduz a ação imunológica do organismo e o efeito da insulina (um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pelo transporte de açúcar em células por todo o corpo).
  • As razões estão expostas e você vai decidir o que consumir, a única coisa certa  é a de não exagerar na quantidade utilizada de ambas, e considerar outras opções de gorduras como o azeite de oliva, girassol, cânola, milho ou gergelim, é claro, quando a receita permitir.
 

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Café da manhã, Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s