O que é dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é a forma que durante séculos, manteve os povos do mar Mediterrâneo. Embora o Professor Ancel Keys ser o primeiro a definí-la claramente, já em textos anteriores falavam de alguns costumes culinários e de vida semelhante em todos os países da costa do Mediterrâneo. Quais os países se beneficiam dela? Não só os países europeus como Espanha, França, Itália, Chipre, Grécia, Portugal, Iugoslávia, Albânia, San Marino ou Mônaco, mas também Marrocos, Tunísia, Malta, Líbia, Israel, Jordânia, Egito e Síria.

Alimentos de boa qualidade é fundamental

A dieta mediterrânea não pode ser única, já que são vários países que a praticam, e portanto, cada um deles traz suas peculiaridades, mas há uma série de características que são comuns a todos.

  •  Azeite de oliva como principal fonte de gordura.
  • Atualmente a atividade que desenvolvemos é menor e, portanto, a quantidade de alimento deve ser menor.
  • Alta ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras, as saladas estão presentes em cada refeição, e devemos consumir frutas para a sobremesa, a maior parte do tempo. Os legumes em grãos tais como (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, milho entre outros) devem ser tomados pelo menos três vezes por semana e pelo menos três ou quatro peças de fruta por dia.
  • Preparações culinárias simples : receitas cozidas, cruas e assadas.
  • Textura firme para o pão, frituras (com moderação), frutas, legumes, nozes e vegetais crus. Consumo de pão nas principais refeições, arroz integral e massas integrais. Está aumentando também o consumo da massa fresca.
  • Massas e arroz devem ser consumidas de três a quatro vezes por semana em pouca quantidade.
  • Baixo consumo de carne vermelha.
  • Aumentar o consumo de peixe e alternar com o consumo de aves.
  • Fazer uso de produtos como alho e cebola, e algumas espécies e ervas aromáticas.
  • Gosto pelos ácidos, as saladas devem ser temperadas com vinagre, limão e cítricos em geral, a laranja é habitual por lá.
  • Vinho às refeições em quantidades moderadas (cerca de 150 cc em cada refeição).
  • Uso de grande quantidade de produtos frescos.

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Colesterol, Dieta Mediterrânea, Fibras, Saúde, Saúde mental. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s