Dieta para pacientes com IRC – Insuficiência renal crônica

Para conseguir uma correta alimentação na insuficiência renal grave, é muito  importante aprender a manusear os alimentos  e obter deles os  nutrientes necessários e na quantidade e proporção adequada em cada situação. 

O corpo obtém  dos alimentos a energia e os nutrientes para desenvolver as atividades diárias. Os alimentos, uma vez ingeridos,  são transformados e geram resíduos de substâncias que são eliminadas principalmente pelos rins e pelo aparelho  gastrointestinal. Além disso, o rim atua regulando a concentração de outras substâncias como o sódio, potássio, fósforo, água, etc. Se o rim não está funcionando corretamente, estas substâncias se acumulam e transtornam o seu nível interno.

Técnicas de redução de Potássio

Os mais altos níveis de potássio se encontram nas frutas e verduras e muitas vezes unidos a níveis importantes de sódio. A importancia da ingestão  desses alimentos faz que seja impossivel eliminá-los de uma dieta IRC. Portanto, se utilizam diferentes técnicas culinárias que reduzem de maneira importante o conteúdo de potássio, ampliando assim uma possibilidade maior de usar as frutas e verduras.

  • Em geral as frutas elaboradas reduzem até 75% de seu conteúdo em potássio.
                  Geléias, frutas em calda (descarte a calda) e compotas.
  • As verduras em contato com a água perdem o potássio. Cortando-as em pedaços bem pequenos aumentaremos a superfície de contato com a água e permitimos que a taxa de potássio diminua. Deixar a verdura de molho por tempo prolongado de 12 a 24 horas também reduz a taxa. Igualmente, se pode ferver a verdura duas vezes, trocando a água na metade do tempo de cozimento. – (igualmente para os legumes frescos). As verduras congeladas também apresentam menor quantidade de potássio que as frescas.
  • As conservas perdem potássio na sua elaboração, ficando concentrado apenas no líquido que as conservam. Devemos nesse caso escorrer o máximo possível desse líquido e enxaguar bem o alimento.
  • As Carnes e  os peixes têm grandes quantidades de fósforo e potássio. Submetendo-os para cozinhar, perdem até 50% de ambos.
  • É importante combinar verduras com alto teor de potássio  com frutas de baixo teor e vice-versa.

 

 

 

 

About these ads

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Dieta para pacientes com IRC – Insuficiência renal crônica

  1. Obrigada. Tão complicado manter uma dieta, onde podemos perder o Potássio, que é tmb fundamental pra saúde, ganhamos de um lado e perdemos de outro.
    Abraços

    Andreia Fargnoli/ Belo Horizonte/MG

  2. valdirene disse:

    Obrigada pelas dicas são ótimas pra qm sofrem com irc.

  3. valdirene disse:

    Obriada por toda orientação

  4. Sarah disse:

    Boa tarde,

    Essa semana descobri que mnhamae de 81 anos esta com insuficiencia renal cronica e estou perdida no que posso dar de comer a ela… nao sei como agir tudo que busquei na internet pra me interar e melhor alimenta-la tem potassio e o medico cortou dela feijao ,laranjas coisas que ela mais gosta e são coisas simples que nunca imagienie que poderi fazer mal a ela nesse momento… por favor me ajude o que posso de forma geral dar a ela nao sei nem cozinhar e agora tudo se complicou nao sei oque fazer. me ajude por favor. SARAH

  5. Ione Serafini disse:

    Obrigada pelos esclarecimentos sobre dieta IRC e como fazer para diminuir o potassio dos alimentos meu marido esta sempre com o nivel de potassio alto se tiver mais alguma dica ou receita para IRC por favor publique grata Ione

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s