Pomelo ou Laranja chinesa (grapefruit)

O pomelo combina a forma de uma laranja grande e a cor amarela de um limão siciliano, ainda que também existam variedades de cor verde, semelhante à pele de uma lima. A tonalidade de sua polpa é variada e atrativa e vai do amarelo ao roxo, passando pelo alaranjado. Mas um fator importante é que esta polpa é rica em carotenóides, pigmentos que lhe conferem a cor alaranjado-arroxeado. Quanto mais escuro o tom da polpa, maior é a concentração destes pigmentos. Os carotenóides destacam-se no campo da nutrição por sua função antioxidante, e consequentemente, exercem uma ação preventiva nas doenças cardiovasculares.
Além dos carotenóides, o pomelo também é, como os demais citrícos, rico em vitamina C, que possui funções importantes em nosso organismo, entre as quais o fortalecimento do sistema imunológico. O pomelo possui um sabor menos doce que o da laranja, menos ácido que o do limão e algo de amargo, mas pode ser saboreado fresco, forma em que se aproveita também os benefícios de sua fibra, rica em pectina, ou em suco, podendo ser ainda combinado com o suco de laranja.

A fruta pode ter a forma ovalada ou arredondada

 

 Propriedades e valor nutritivo da fruta. O pomelo possui muitas propriedades e o valor nutricional é notável em certos aspectos. Sua polpa tem muita água, hidratos de carbono (fructose) e fibras em moderação, quase não contém nenhuma gordura. As proteínas são escassas na fruta.É ora, estimulante do apetite e diurético . Recomenda-se tomar em jejum antes do café da manhã habitual, pois, estimula a secreção da bile pelo fígado e potencializa os efeitos da fruta.Ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e reduz a formação de coágulos pelo seu conteúdo de narigerina e flavonóides (antioxidantes encontrados na fruta).É um poderoso antioxidante  devido a quantidade de vitamina C, pectina, carotenóides e limonóides. Os limonóides são terpenóides, que são a essência dos citrícos. O pomelo é especialmente rico em limoneno, o que confere-lhe o seu sabor amargo.

No Brasil ela é conhecida como laranja da China

 Entre os minerais incluem potássio (190mg/100g), o que a torna uma fruta diurética, benéfica em casos de hipertensão ou retenção de líquido, celulite, edema, etc, também, promove a eliminação de ácido úrico e seus sais. Contém em menor quantidade fluoreto de cálcio e sódio. É uma fruta de baixo teor calórico, ideal para ajudar a aumentar as defesas do corpo, sem aumentar as calorias.

O seu extrato pode impulsionar a saúde metabólica. De acordo com preliminares de investigação cientifica um composto encontrado na fruta pode ser uma defesa natural contra a diabetes , obesidade e síndrome metabólica. Em testes com células, os cientistas demonstraram que a naringenina (antioxidante abundante no pomelo) pode produzir uma série de efeitos benéficos que podem ajudar a regular o metabolismo (e, por sua vez, protege contra doenças metabólicas). 

About these ads

Sobre CocarCafeGourmet

O Cocar Café Gourmet é uma empresa MEI - Microempreendedor Individual, apta a auxiliar a planificação e elaboração de um serviço gourmet para a sua empresa ou em sua própria casa, facilitando suas pequenas festas, reuniões ou simplesmente suas próprias refeições da semana que você poderá congelar em seu freezer.
Esse post foi publicado em Alimentação, Café da manhã, Colesterol, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s